15/05/09

Aproveitei a Audiência Pública sobre Reserva Legal, realizada pela Assembléia Legislativa em nossa Câmara Municipal, para debater assuntos relevantes para o nosso município com o Deputado Estadual Heitor Schuch, que atualmente preside a Comissão de Economia e Desenvolvimento.

O deputado afirmou que a atual legislação ambiental traz mais interrogações do que respostas. Segundo ele: “Implementar uma lei depois de 40 anos, sabendo que está ultrapassada, é um equívoco”.

Outro ponto destacado foi o fato de que 37% das propriedades rurais hoje não tem sucessor. “Sabemos que neste período o êxodo rural foi enorme e que ainda é crescente e estudos mostram que, em 2030, apenas 9% da população brasileira estará no meio rural. Precisamos cuidar de quem produz alimentos”.

Heitor acredita que não é justo que o agricultor tenha que cercar 20% de sua propriedade, afirmou, sugerindo a viabilidade da junção da APP com reserva. “Nem tanto ao mar, nem tanto ao rochedo”, finalizou, sugerindo a criação de uma lei para cada estado em função das diferenças regionais do País.