27/07/09

Registro da entrevista dada à "antenadíssima" Jornalista Daiane Colla do Jornal O Nacional, sobre o Projeto de Lei que protocolei minutos antes sobre a proibição da permanência de menores em Bares e Similares.
.
O projeto foi apelidado de "Toque de Proteger" e muitos já se levantaram contra ele, alegando o direito de ir e vir. Cabe ressaltar que o direito de ir e vir não deve ser confundido com o direito de ficar a deriva. Outro destaque deve se dar ao fato de que o projeto não nega o direito de ir e vir, desde que o jovem (que pela lei é considerado incapaz) esteja acompanhado de seus pais ou representantes legais.
.
Tenho certeza de que as famílias de Passo Fundo irão apoiar a idéia que foi amplamente discutida com a Microrregião 1 do Conselho Tutelar. Aos que são contrários ao projeto e acreditam que crianças de 11 ou 13 anos devem frequentar bares nas madrugadas, que os levem e sejam responsáveis pelos seus atos.
.
Recente pesquisa da Organização das Nações Unidas mostra que Passo Fundo é o 13º colocado em uma listagem que traz os municípios onde há mais homicídios de jovens no estado do Rio Grande do Sul.
.
Por último, cabe trazer à tona que a posição do Conselho Nacional de Justiça é extremamente a favor de tal medida.