19/08/09

Coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, o deputado federal Beto Albuquerque participou na manhã desta quarta-feira, em Brasília, de audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na qual foi pedido o levantamento completo do segredo de justiça da ação civil pública de improbidade administrativa protocolada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.
.
Liderada pelo presidente da OAB do RS, Claudio Lamachia, e acompanhada por uma comitiva de parlamentares gaúchos, a audiência teve o objetivo de esclarecer à opinião pública questões nebulosas resultantes da ação na qual figuram como réus nove agentes públicos, entre eles a governadora do Estado, Yeda Crusius.Para o coordenador da bancada gaúcha, a requerida quebra de sigilo é fundamental para esclarecer todas as dúvidas. “O segredo de Justiça não está servindo para ninguém neste momento”, avaliou Beto Albuquerque.
.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou que está aguardando uma posição do Supremo Tribunal Federal sobre o levantamento completo do segredo de justiça da ação, e que solicitou cópias do processo que está na Justiça Federal de Santa Maria. Gurgel pediu prazo de algumas semanas para concluir a análise do processo e poder ter uma posição final a respeito da abrangência da ação e, também, de quantas pessoas ele irá denunciar por crime e, a partir de então, dar retorno ao requerimento da OAB/RS.