Participei da Sessão do Estudante da Câmara de Vereadores, segue matéria postada no site da Câmara Municipal pela brilhante Jornalista Daniela de Oliveira:
Mais de 60 alunos da sétima série do Colégio Conceição participaram nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, da Sessão do Estudante da Câmara de Vereadores. A sessão foi solicitada pelo vereador Juliano Roso e é primeira a ser realizada neste ano. Os alunos munidos de muitos questionamentos conversaram com os vereadores Diógenes Basegio, José Eurides de Moraes, Juliano Roso, Patric Cavalcanti e Rafael Bortoluzzi por cerca de duas horas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Diógenes Basegio, salientou que se surpreendeu com o preparo com que os alunos enfrentaram os vereadores, com perguntas interessantes relativas ao dia-a-dia do cidadão. Basegio também lembrou que muitas pessoas não têm ideia do que representa o Poder Legislativo, e, por isso, momentos como este com intercâmbio entre vereadores e estudantes, que serão os futuros políticos, é muito positivo. “Ficamos muito felizes com esta iniciativa porque ela aproxima o jovem da política e dos seus futuros candidatos. Exercer a cidadania e participar é muito importante neste momento”, salientou. O vereador Juliano Roso, proponente da sessão, salientou que a discussão foi de alto nível, com perguntas dos alunos bem elaboradas, com a preocupação sobre de assuntos de interesse da cidade como o trânsito, a estação rodoviária, indústria e meio ambiente. “Faltou tempo para poder aprofundar o debate. Mas acredito que todos saíram felizes”, declarou.
O professor Mateus Del Re que estava acompanhando a turma enfatizou que isso se deve ao fato de que os alunos se prepararam para a visita através de uma disciplina, e puderam na prática entender como é o Legislativo. “A nossa participação hoje é o ponto alto do nosso trabalho. É uma oportunidade ímpar e devia ser seguida por todas as escolas de Passo Fundo”, acrescentou.
A sessão do estudante existe na Câmara de Vereadores desde 1997 e destina-se a propiciar aos alunos dos cursos de 1º e 2º graus, cursos supletivos e pré-vestibulares sediadas na cidade o conhecimento das atividades do Poder Legislativo. A reunião plenária consiste em explicação por uma Comissão de Vereadores de como funciona a Câmara, principalmente em temas relativos à atividade legislativa. Com o objetivo de informar sobre a história, o funcionamento, as funções e atribuições da Câmara, esta iniciativa pretende ser uma forma de incentivo ao estudante, oportunizando o surgimento de lideranças políticas e o desenvolvimento do senso crítico, contribuindo para a formação de cidadãos politicamente comprometidos e esclarecidos.