05/10/09


O Ministro da Justiça, Tarso Genro, acompanhado do prefeito Airton Dipp, assinou nesta tarde, na Câmara de Vereadores, o decreto que institui o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Passo Fundo. O GGIM vai funcionar como o principal canal de relação entre as três instâncias de governo, para tratar das questões relativas a segurança pública na cidade.

Conforme o prefeito Airton Dipp, será o espaço de articulação de políticas públicas de segurança e de coordenação dos projetos do município no Pronasci. “Passo Fundo terá 3 milhões de reais para investir em ações preventivas de segurança. Temos convicção de que em um breve período já poderemos avaliar e mensurar os bons resultados dos programas”, completou.

Segundo o Ministro Tarso Genro, a verba do Pronasci só chega a Passo Fundo, graças ao empenho do prefeito municipal. “Agradeço ao prefeito Dipp pela oportunidade de implementar o Pronasci nesta cidade”, concluiu.

O colegiado pleno do GGIM será composto por um representante e um suplente das seguintes instituições e órgãos: executivo municipal, secretaria de gabinete, secretaria de Cidadania e Assistência Social, secretaria de Transportes. Mobilidade Urbana e Segurança, OAB, Brigada Militar, polícia Civil do RS, Polícia Federal, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Instituto Geral de Perícias e Susepe.

Os 3 milhões de reais que serão liberados para a cidade dentro dos projetos do Pronasci serão aplicados em 7 ações específicas. Entre os projetos estão Jovem Cidadão, que busca selecionar e capacitar 200 jovens em situação de risco, desassistidos por políticas sociais; Mulheres da Paz, que fará a seleção e capacitação de 200 mulheres para atuação nas comunidades da periferia, para construir e fortalecer as redes sociais de prevenção à violência; Formação de Núcleos de Justiça Comunitária, para mediar conflitos que poderiam se tornar ações de justiça ou mesmo casos de polícia; Canal Comunidade, que terá uma unidade móvel de atendimento para orientar sobre defesa do consumidor; Elaboração do Plano Municipal de Segurança, com investimento de R$ 138 mil e ainda a elaboração de pesquisas e diagnósticos sobre a condição juvenil e violência. Do montante da verba remetida pelo Ministério da Justiça, o município dará contrapartida de 2%, o equivalente a R$ 63 mil.