Como estava viajando com a Comissão de Trânsito, fui representado pela Assessora Luceni Brito Mattos na reunião da Comissão de Educação e Bem Estar Social (Cebes) realizada na tarde dessa quarta-feira, uma reunião para avaliar o serviço de coleta do lixo em Passo Fundo, que vem sendo alvo de muitas reclamações da comunidade.
A reunião foi coordenada pelo presidente da comissão, vereador Patric Cavalcanti (DEM) e contou ainda com a presença do secretário do meio ambiente, Clóvis Alves (PSB), de representantes da empresa Nova Era, responsável pelo serviço e do presidente da UAMPAF, Saul Spinelli.
O vereador Patric fez vários questionamentos para a empresa e foi respondido pelo diretor Fabiulo Vedana, que em síntese afirmou que a empresa cumpre todas as necessidades de seus funcionários e da conta da demanda de coleta do lixo da cidade.
Fabiulo informou que a Nova Era conta com doze caminhões e 65 funcionários para o serviço. Em média são coletadas cem toneladas de lixo por dia no município. Um dos grandes problemas enfrentados pela empresa, segundo a direção, é a rotatividade muito grande de trabalhadores, o que às vezes atrasa a execução dos serviços. A empresa alegou ainda déficit de 50 a 100 mil reais por mês na prestação do serviço.
O presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf), Saul Spinelli ressaltou que se existe a disponibilidade de equipamentos de proteção, falta orientação e fiscalização para que de fato os colaboradores façam o uso dos equipamentos. Spinelli disse ainda que falta publicidade para auxiliar na orientação da comunidade para o destino correto dos resíduos bem como falta efetividade na coleta de lixo reciclável. Ele afirmou que a comunidade está cansada de desculpas tanto da Nova Era como do poder municipal.
O presidente do Sindicato dos Empregados de Limpeza (Sindilimp), Jaison da Silva, relatou que os colaboradores da Nova Era têm reclamado que a empresa não oferece transporte noturno para, que durante o dia, muitos precisam ficar de duas a duas horas e meia no ônibus até chegar ao local de trabalho e que o mesmo não tem condições de transitar. Além disso, ele questionou o transporte da alimentação dos colaboradores.
Durante a reunião, o secretario Clóvis anunciou a publicação de um novo edital para a contratação de uma empresa para a continuidade do serviço. Conforme o secretario o Edital corrige será bem mais minucioso e corrige falhas do atual sistema.
Para o presidente da CEBES, Patric Cavalcanti, a reunião foi positiva já que a empresa se colocou à disposição para solucionar os problemas que forem apresentados, inclusive averiguar situações mais freqüentes. Cavalcanti ressaltou que a fiscalização por parte do município também precisa melhorar.