11/11/09








Segue matéria postada no site da Câmara Municipal pela brilhante jornalista Daniela de Oliveira:

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou na noite desta quarta-feira uma placa de honra mérito em homenagem aos 20 anos do Centro de Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo (UPF). A sessão solene foi proposta pela Mesa Diretora da casa, por meio do presidente, Diógenes Basegio. O centro recebeu do Legislativo o reconhecimento pelo destaque conquistado ano após ano, como referência nas áreas do ensino e da educação.

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo, foi criado em 13 de novembro de 1989. Tem como finalidade promover o desenvolvimento do educando como ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de suas aptidões para o trabalho. Proporciona aos alunos toda a infraestrutura da UPF, um aprendizado diferenciado com professores qualificados e comprometidos com a formação profissional e pessoal.

Hoje o centro conta com sete cursos técnicos, além de duas especializações pós-técnica e o ensino médio. São 900 alunos na educação profissional e 300 no ensino médio, distribuídos nos campi de Passo Fundo, Casca, Lagoa Vermelha e Sarandi. Conforme o professor Jonir Dalbosco, diretor da instituição, o centro vem cumprindo nestes vinte anos o papel para o qual foi criado. Em seu discurso, ele agradeceu a homenagem e falou sobre a criação do centro ressaltando o sucesso que vem desempenhando ao longo dos tempos e falando sobre o futuro. “A história continua. Virão novos alunos, novos professores, novos funcionários, outros cursos. Que venha os 40, 60, 80 anos, pois a vida é feita de muitas histórias”, declarou.

Em seu discurso Basegio salientou que é o Centro de Ensino integrado UPF um orgulho para todo o passofundense. O vereador citou todos os nomes da direção, coordenadores e funcionários homenageando aqueles que fazem a excelência didática deste Centro. Ainda citou a professora Valéria Ghem da Costa que por 18 anos esteve a frente dos trabalhos. “É uma honra para a Câmara Municipal de Vereadores poder, neste momento, homenagear uma jovem instituição que com a vitalidade, força, determinação e garra de seus gestores, chega aos 20 anos e prospecta a perpetuidade e excelência na educação em nosso município. Tenho certeza que as pessoas a frente deste centro jamais deixarão de sonhar sonhos possíveis, e o fazendo, não encontraremos limites para a concretização destes. Parabéns ao Centro Integrado”, declarou.