02/12/09



Registros da minha participação na Sessão Solene do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, da qual sou associado. Segue matéria postada no site da Câmara pela excelente Jornalista Daniela de Oliveira:

A Câmara de Vereadores homenageou na noite desta quarta-feira, dia 2 de novembro, o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio. A posposição foi de autoria do vereador Rafael Bortoluzzi (PP) e foi aprovada por todos os vereadores. A cerimônia objetivava homenagear o trabalho do grupo desenvolvido em prol da cultura gaúcha, carregando a chama crioula pelo quinto ano consecutivo até Passo Fundo, para dar início, no dia sete de setembro, aos Festejos Farroupilha.

Em seu discurso Bortoluzzi ressaltou a importância desta homenagem e contou a história do grupo. Ele ressaltou que os cavaleiros cumpriram um valoroso papel ao cortar quinhentos e vinte e três quilômetros a patas de cavalo para cumprir a sua missão. Como representante popular identificado com a história do Rio Grande do Sul, Bortoluzzi disse que esta homenagem se estende a todos aqueles que se dedicam ao tradicionalismo, e declamando a poesia Cavalheiros do Planalto Médio, escrita pelo poeta João Pantaleão Gonçalves Leite, homenageou os tradicionalistas.

O Patrão Paulo Roberto dos Santos ressaltou que todo o grupo ficou muito feliz com a homenagem, primeiro por partir do vereador Bortoluzzi, que é identificado com a cultura gaúcha, e depois por ter sido aprovada por unanimidade por todos os vereadores. “Nós ficamos orgulhosos e emocionados, porque sabemos que merecemos, mas por ter partido espontaneamente do Legislativo Municipal é ainda mais gratificante”, destacou. Santos também falou que o grupo foi criado porque é uma maneira de toda a família cultuar a tradição gaúcha. Ele ainda salientou o trabalho social realizado pelo grupo, incluindo a Escolhinha de Equoterapia realizado em convênio com UPF, Prefeitura Municipal e Brigada Militar.

Durante a solenidade houve uma apresentação de uma poesia declamada pelo sr. Edir Barbosa de Souza e uma música com Miguel Pereira e o violeiro José Luiz Von Dentx Junior.