05/12/09


Participei da entrega da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José. Segue matéria postada no site da Prefeitura Municipal:

Neste sábado, (5/12), a Prefeitura Municipal de Passo Fundo entregou oficialmente à comunidade do Bairro São José, uma Unidade Básica de Saúde. Nesse novo espaço já são realizados atendimentos médico, odontológico e ambulatorial, para uma média de duas mil pessoas por mês.

O prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, destacou que e em breve a unidade também vai contar com uma equipe de ESF, Estratégia de Saúde da Família. Sobre o investimento, na ordem de R$ 400 mil, Dipp salientou a ação conjunta dos governos Municipal, Estadual e Federal. “A comunidade do Bairro também foi decisiva através do Programa Nota Solidária”, disse ele. Através desse programa, do governo estadual, moradores do bairro recolheram notas fiscais e encaminharam ao programa, possibilitando o envio de recursos para a construção do prédio.

O prefeito destacou ainda a entrega do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest, realizada na sexta-feira (4/12), onde são desenvolvidas iniciativas de prevenção em saúde do trabalhador para 58 municípios da região. Dipp também anunciou que no mês de janeiro de 2010 iniciam as obras das Unidades Básicas de Saúde do Bairro Victor Issler, e posteriormente a unidade do Bairro Vila Nova.

O secretário de Saúde, Alberi Grando explicou que essa Unidade Básica de Saúde do São José atende à comunidade das 7h e 30min às 17h e 30min, e conta com vários profissionais: dois clínicos gerais, um pediatra, dois ginecologistas, três dentistas, uma enfermeira e quatro técnicas em enfermagem. Ele lembrou que há mais de 17 anos essa comunidade vinha sendo atendida num espaço cedido pela igreja. “Nesse momento, graças ao trabalho integrado, temos uma unidade de saúde estruturada”, finalizou.

Em breves palavras, o presidente do Bairro, Juraci do Amaral, disse que a comunidade está em festa, e que o bairro cresce cada vez mais. Representando a Assembléia Legislativa, o deputado Estadual Mauro Sparta, parabenizou a atual administração pelos investimentos, ressaltando que saúde e educação são os pilares do desenvolvimento.

Já o vereador José Eurides, representando o Legislativo, também fez referência as prioridades do atual governo: saúde, educação e geração de emprego e renda.

Após o ato de inauguração, as autoridades e a comunidade em geral conheceram as dependências da unidade, que tem 280m².