12/01/10


Segue matéria postada no site da Câmara Municipal, pela brilhante Jornalista Daniela de Oliveira:

A Comissão Representativa da Câmara de Vereadores desta semana analisou nesta segunda-feira, sete documentos entre indicações, requerimentos e pedidos de informações e de providências. Este foi o último encontro desta comissão que teve como assunto de maior destaque o trânsito na cidade, já que estava em análise a indicação de autoria da Mesa Diretora que sugere ao Executivo a instalação de placas indicativas de velocidade máxima nos semáforos.

De acordo com o vereador Diógenes Basegio, o documento se faz necessário haja vista que hoje o motorista passofundense e, principalmente, o de passagem, ainda não estão habituados às condições do trânsito local, e que, por isso, vem sendo punidos diariamente, pois devido as veleidades máximas serem variáveis em cada cidade, muitos não tem conhecimento do limite permitido, pois não existe uma placa informando a velocidade máxima daquele local. Segundo o documento assinado pelos vereadores Diógenes Basegio e Rui Lorenzato, o objetivo é servir a comunidade, fazendo com que sejam tomadas as medidas cabíveis na prestação de um bom atendimento a necessidade da população como um todo. "Esta solicitação é muito importante. Estamos aqui para trabalhar pelo bem da população, e, muitas pessoas, reclamam por não saberem exatamente quais são os limites de velocidade, por isso, a sinalização é tão importante. Apesar de em diversas localidade já existirem algumas placas. Precisamos colocar a sinalização em todos os locais”, declarou Basegio. O vereador Aristeu Dalla Lana, afirmou que é necessário e urgente que o Executivo tome providência quanto ao trânsito da cidade, que em sua visão, está cada vez mais preocupando e irritando os passofundenses.

Outra indicação ao Executivo também importante que estava em análise foi a do vereador José Eurides de Moraes, que sugere a realização de uma indicação ao Daer e ao DNIT para que seja elaborado estudo de melhoria das condições viárias da BR 285, no trecho compreendido entre o Parque de Exposições Wolmar Salton e o entroncamento da RS 324 na saída para Pontão. Segundo o vereador em 2007 de todo o trecho atendido pela Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo, que vai de Barretos a Santa Bárbara do Sul, este trecho é o mais perigoso e o que mais registra mortes, por isso, em sua visão é imprescindível que seja feito um estudo sobre os motivos que levam a estas situações, e que através dele, sejam feitas as melhorias necessárias para diminuir os números das tragédias.

Também foram apreciados outros quatro pedidos de informações e providências. Entre eles estavam o de autoria do vereador Aristeu Dalla Lana que solicita informações sobre o quadro funcional do Hospital Municipal e outro do vereador Juliano Roso, que solicita informações sobre a educação de jovens e adultos na rede estadual. Na mesma oportunidade o presidente Diógenes Basegio, proferiu a leitura de uma carta enviada pela Escola Estadual de Eulina Braga na qual a direção da instituição apresentava diversos motivos para que Educação de Jovens e Adultos não fosse retirada do local. O vereador João Pedro comunicou aos vereadores que já esteve reunido com a comunidade escolar e a Coordenadoria Regional de Educação para que esta situação seja resolvida e não seja retirado o ensino da escola, já que é uma reivindicação da comunidade. Nunes acredita que a solicitação será atendida.

Esta foi a última reunião desta formação da comissão representativa. A partir do dia 17 a comissão passa a ser formada pelos vereadores Juliano Roso, Rafael Bortoluzzi e Patric Cavalcanti, como titulares e Luiz Miguel Scheis, Roque Letti e Márcio Tassi, como suplentes. Eles responderão pela Casa até o dia 15 de fevereiro, quando inicia o período ordinário. A próxima reunião da comissão está marcada para segunda-feira, dia 18 de janeiro, às 11h.