20/01/10


Na foto, da esquerda para a direita: Caleb Oliveira, Marcos Citolin, Clóvis Alves e Claudemir Bragagnolo.

Segue matéria publicada no site da Câmara Municipal, pela brilhante Jornalista Daniela Oliveira.

O Legislativo Municipal sediou nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, o debate “Desenvolvimento Regional: Assim o Rio Grande vai Decolar de Novo”. O evento foi promovido pelo deputado federal Beto Albuquerque, com apoio do Corede da Produção, Acisa e Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo e faz parte de uma série de visitas em todo o estado. O debate reuniu representantes de 19 municípios gaúchos e lotou o Plenário da Câmara de Passo Fundo.

Beto lamentou que um Estado como o Rio Grande do Sul, responsável por 10% do PIB nacional, tenha um retorno de apenas 6% e afirmou que distorções como esta são fruto de uma falta de harmonia que nasce já nas campanhas eleitorais e se perpetua ao longo dos governos. Pregando a necessidade de um entendimento político urgente no Estado, Beto afirmou ainda que somente por este caminho será possível solucionar problemas sérios como o da dívida pública gaúcha, e principalmente interiorizar o desenvolvimento.

“Minha presença aqui e minha provocação se dá para que não esqueçamos que há no interior do Rio Grande do Sul inteligências acumuladas, trabalhadas e diagnosticadas pelos nossos Coredes, Comudes e universidades que podem e devem nos auxiliar na busca pelo crescimento do Estado. Este não pode ser somente um ano de diagnóstico, porque isso já existe. Precisamos fazer uma agenda de ação, de conciliação e de entendimento”, avaliou. O deputado federal lembrou que estes encontros, iniciados por Passo Fundo, têm um objetivo claro: “Vim aqui mais para ouvir mais do que para falar porque quero orientar a minha agenda no Congresso Nacional neste ano de 2010 a partir do que ouvirei aqui e em outras regiões do Estado.”

O vereador Juliano Roso, presidente em exercício, saudou a iniciativa porque em sua visão, neste encontro foi possível discutir as demandas e necessidades do interior do Estado saindo posicionamentos importantes para serem utilizados nas lutas que estão acontecendo na região, demonstrando que no interior também se tem buscando alternativas para o desenvolvimento regional.

O vereador José Eurides de Moraes disse que o debate como este dentro da Câmara qualifica o Poder Legislativo para representar bem a cidade. “Debates como estes são muito importantes, porque fazem com que a comunidade e as lideranças participem e aproximem as necessidades da cidade dos gestores públicos." A Câmara de Vereadores de Passo Fundo tem sido parceira em diversos eventos que vem a beneficiar a comunidade regional, sendo sede de debates importantes e necessários.