11/03/10

Registros da minha participação na Reunião com os Moradores do PAR.

Segue notícia publicada no site da Câmara Municipal:

Dando continuidade ao acompanhamento dos problemas nas edificações do PAR Jardins do Boqueirão II, o vereador Patric Cavalcanti promoveu na noite desta quinta-feira, dia 11 de março, uma reunião entre moradores e responsáveis pelas edificações. Estiveram presentes no encontro, que durou mais de três horas, os vereadores Patric Cavalcanti (DEM), Rafael Bortoluzzi (PP) e José Eurides de Moraes (PSB), o gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Paulo Cesar Lima e mais de 100 moradores de diferentes Programas de Arrendamento Residencial de Passo Fundo.

Na abertura dos trabalhos, o vereador Patric resgatou os acontecimentos que vem acompanhando desde julho de 2009 e passou a palavra ao representante da Caixa e aos demais vereadores para as considerações iniciais.

O gerente regional da CEF, Paulo C. Lima, em sua participação inicial destacou o empenho da instituição para a solução dos problemas. “A Caixa nunca se furtou de atender os moradores”, disse ele. Paulo explicou que em Passo Fundo São 796 unidades do PAR e revelou que dentro de cinco semanas, os problemas apontados nas últimas reuniões deverão estar solucionados.

O vereador José Eurides de Moraes ressaltou o direito dos moradores afirmando que a responsabilidade das obras não se encerra aos 5 anos do contrato, mas se estende enquanto houver edificação. Ele disse também que está comprovada a falha neste caso. “Houve falha e é humana, porque não temos abalos sísmicos na nossa cidade para causar este tipo de problemas”, relatou. O vereador Rafael Bortoluzzi se manifestou, posteriormente, dizendo ainda que era importante que estes problemas fossem solucionados. Bortoluzzi também se colocou a disposição para se, necessário buscar na justiça o direito destes moradores.

Após a manifestação da mesa, foi aberto espaço para a manifestação dos moradores. Por mais de uma vez, os mesmos se mostraram desiludidos e desacreditados com as instituições e empresas envolvidas na situação: construtora, administradora do condomínio e financiadora, relatando que há falta de comprometimento das responsáveis.

As principais reclamações são de infiltrações, mofo, fissuras, rachaduras, problemas nas calçadas e rejuntes, desnível nas edificações, janelas e portas. Embora o encontro tenha sido provocado em virtude dos problemas apontados no Par Jardins do Boqueirão II, representantes dos programas da Vila Cruzeiro, Bairro Vera Cruz e Bairro Petrópolis, afirmaram que também enfrentam estas situações e, com o mesmo descaso.

Fábio da Luz, morador do bloco 6 do PAR Jardins do Boqueirão II, deixou seu apartamento após ouvir estalos e ver uma rachadura que atravessava a parede. Ele se manifestou e disse que o que está acontecendo é um descaso com a vida. “É um risco de vida, eu estou de prontidão, entreguei todos os documentos necessários e até agora não obtive resposta e estou dormindo fora de casa, junto com minha família”, relatou. Fábio inclusive disse que iria se acorrentar na porta da Caixa Econômica Federal e só deixaria a instituição abrir na manhã desta sexta-feira, depois que atendessem o seu pedido. Com a intervenção do vereador Patric Cavalcanti, o morador aceitou aguardar até o meio dia desta sexta-feira, antes de tomar esta atitude.

Entre as manifestações dos arrendatários, o representante da Caixa explicou o compromisso de cada uma das instituições nas obras. Por mais de uma vez, ele afirmou que a responsabilidade da CEF é a de cobrar da construtora.

O presidente do diretório do Democratas de Passo Fundo, dr. Alcindo Roque, também esteve no encontro e orientou os moradores que chegaram a cogitar a suspensão do pagamento das parcelas do financiamento. “Eu não recomendo que os moradores suspendam o pagamento e também não abdiquem da capacidade de diálogo e de pressão da comunidade. Também oriento que os moradores busquem em meio judicial a discussão do contrato”, explicou.

O vereador Patric Cavalcanti encerrou os trabalhos afirmando que vai continuar acompanhando estas situações. “Em momento nenhum vou deixar de estar ao lado do povo, fazendo os encaminhamentos necessários para o bem da comunidade de Passo Fundo. Estou aqui, através da Câmara de Vereadores cumprindo o papel do poder legislativo, de fiscalizar”, finalizou.