31/03/10

Prestigiei o Ato de Revitalização do Viveiro Municipal Chico Mendes. Na terceira foto, estou sendo entrevistado pela brilhante equipe da TV Câmara, nessa atividade representada pela Jornalista Ana Paula Koeneman e pelo Cinegrafista Estevão Rômulo. Segue matéria elaborada pela excelente Jornalista Daniela de Oliveira da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal:

Os vereadores José Eurides de Moraes, Patric Cavalcanti e Rui Lorenzato comemoraram nesta quarta-feira, dia 31 de março, a revitalização do Viveiro Municipal Chico Mendes, localizado no bairro São José. Os três parlamentares visitaram as dependências do viveiro, onde foram anunciadas obras pelo Secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, e pelo Vice-prefeito, René Cecconello. Entre as obras estão previstas as construções de uma nova estufa, de um poço artesiano e de um Centro de Educação Ambiental.

O secretário Clóvis Alves explicou que este Centro será construído pela Kuhn Metasa através de uma permuta com o Executivo Municipal. A empresa fica com a área e o antigo galpão do Ecoponto e constrói um pavilhão com 600 metros quadrados, contendo almoxarifado, cozinha e auditório, que poderá ser utilizado pela comunidade passofundense. De acordo com o secretário, o investimento deve ser de mais de R$ 400 mil. “Esperamos que em poucos dias possamos estar com o funcionamento em pleno vapor. Precisamos da comunidade, dos vereadores, de entidades e da própria universidade para que possamos dar andamento aos projetos”, destacou.

Cecconelo destacou que é muito importante esta reativação do viveiro, já que ele, inicialmente atenderá as necessidades do setor público, oportunizando mudas de árvores e flores para trevos e jardins, mas que futuramente poderá servir para toda a comunidade interessada. O vereador Rui Lorenzato salientou que também será de fundamental importância o funcionamento do viveiro, já que além da revitalização urbana, poderá auxiliar as comunidades rurais. Ele lembrou que como há diversas leis obrigando o agricultor a possuir reserva legal e áreas de preservação ambiental, este poderá ser o local onde se forneçam mudas para este plantio.

O vereador Zé Eurides lembrou que enquanto foi secretário de serviços urbanos, em 2006, provocou a revitalização do viveiro que estava abandonado, e que depois, o local acabou sendo de responsabilidade da secretaria de Meio Ambiente. Ele disse estar desapontado por este trabalho não ter continuado destacando a importância dele, mas parabenizou o secretário e toda a administração pelo empenho em revitalizar novamente. “Fico muito feliz em saber que o viveiro permanecerá aqui. Ele está aqui há muitos anos e tem um ótimo espaço. É muito importante que seu funcionamento pleno aconteça o mais rápido possível”, declarou.

O vereador Patric Cavalcanti também informou que irá solicitar a Comissão de Legislação e Redação (CLR), que está analisando o projeto de permuta para a construção do Centro de Educação Ambiental, para que este processo seja concluído o mais rápido possível, para que a construção deste centro possa ser agilizado, e principalmente, que as escolas e a comunidade daquela região, possam usar do ambiente o mais rápido possível. “Todas estas mudanças aqui são muito importantes e terão nosso total apoio. Sempre tiveram e continuaram tendo. Novos projetos serão pensados para cada vez mais este espaço ser melhor utilizado”, destacou.