01/04/10

Participei da Reunião da CEBES (Comisão de Educação e Bem Estar Social) para discutir sobre sobre a questão dos cargos e salários dos servidores da Saúde em nosso município.

Segue matéria postada no site da Câmara Municipal:

A Comissão de Educação e Bem Estar Social (CEBES) promoveu na quinta-feira, dia primeiro, uma reunião no Plenário da Câmara de Vereadores, com a Associação dos Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da administração pública para discutir a proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Sistema Único de Saúde, o PCCS-SUS.

O presidente da CEBES, vereador Patric Cavalcanti (DEM) abriu os trabalhos falando sobre o papel da Comissão junto aos servidores, uma vez que a mesma já havia se reunido no ano passado para debater este tema. O membro da CEBES, vereador José Eurides de Moraes (PSB) manifestou-se sobre a importância deste diálogo e da valorização dos profissionais.

O projeto do PCCS-SUS foi apresentado pela participante da comissão de elaboração do projeto junto à Associação dos Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Aline de Mattos. De acordo com ela, o Plano de Carreira prevê uma estruturação, equiparando o salário de profissionais que atuam em um mesmo nível de formação e valorizando o seu trabalho com uma evolução salarial. Os critérios para esta evolução seriam: o tempo de exercício no cargo, a qualificação profissional e o mérito profissional.

Alguns servidores manifestaram-se no encontro falando da importância deste Plano, por ser uma normatização a qual o município terá que se adequar.

O presidente da CEBES, Patric Cavalcanti sugeriu que o projeto fosse encaminhado a Secretaria de Administração para análise e que novas reuniões deveriam ser marcadas para dar continuidade ao tema. “A ideia da CEBES é contemplar todas as categorias ao longo deste ano, para que todas tenham o direito ao Plano de Carreira”, disse ele.

Conforme o secretário de Administração, Paulo Magro, “o poder executivo está de portas abertas para estas negociações dentro das possibilidades locais”. Magro ainda parabenizou a Associação dos Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde pela elaboração do estudo..

O encaminhamento final dado pelo presidente da Comissão de Educação e Bem Estar Social foi de marcar uma nova reunião até a segunda quinzena de maio para prosseguir com o debate.