20/04/10

Registros da minha participação na Reunião da CEBES que tratou sobre o tema da acessibilidade.

Segue notícia postada no site da Câmara Municipal:

A Comissão de Educação e Bem Estar Social (CEBES) realizou nesta terça-feira (20), uma reunião no Plenário da Câmara de Vereadores de Passo Fundo para tratar sobre acessibilidade. Participaram do encontro, representantes do poder executivo, legislativo, entidades representativas dos portadores de necessidades especiais e comunidade em geral. A reunião foi traduzida em Libras aos deficientes auditivos por uma funcionária da Câmara de Vereadores. A Casa, inclusive, foi elogiada por ser o único órgão público da cidade que tem dentro do seu quadro um intérprte de Libras.

Os representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos, da Associação Passofundense de Cegos e da Escola de Autistas se manifestaram pedindo mais ações de inclusão dos portadores de necessidades especiais. Entre as principais reivindicações está: a instalação de sinaleiras sonoras no município, a efetivação do passe livre nos micro-ônibus, a padronização e desobstrução das calçadas, a adequação das rampas para deficientes e a preparação dos profissionais nos espaços públicos para o atendimento específico.

O presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Fábio Flores, questionou em especial o fato dos micro-ônibus não aceitarem o passe livre. A gerente operacional da Coleurb, Paula Brum, explicou que o micro-ônibus realiza um trajeto especial, atendendo as necessidades dos e, por isso, não está incluído na lei do passe livre.

O secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, Adelar Aguiar, falou que está se estudando a implantação de sinaleiras sonoras que possam atender os deficientes visuais e que está aberto para o diálogo sobre acessibilidade.

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, abordou a necessidade de se discutir a acessibilidade, a padronização das calçadas, incluindo as sinalizações específicas para os deficientes visuais e do desenvolvimento de políticas públicas.

A assessora técnica do Núcleo de Políticas Públicas Sociais de Acessibilidade, Cláudio Furlanetto, destacou a importância das discussões e, mais, de se pensar na inclusão efetiva dos portadores de necessidades especiais e atender as reivindicações dos mesmos.

O integrante da Cebes, vereador José Eurides de Moraes (PSB), ressaltou a necessidade de adequação da legislação mudando o transporte feito pelos micro-ônibus para lotação, bem como a busca pela padronização dos passeios públicos.

O presidente da Cebes, vereador Patric Cavalcanti (DEM), finalizou a reunião lembrando os pontos tratados para posterior encaminhamento pela Comissão. Para Cavalcanti, “o papel da Comissão é justamente mediar questões importantes para garantir que sejam respeitados todos os direitos do cidadão, sem discriminação”.