29/04/10

Participei da Palestra sobre Segurança Pública organizada pelo Vereador Patric Cavalcanti. Segue matéria posta no site da Câmara Municipal:

O tema tratado no Plenário da Câmara de Vereadores, na noite de ontem, reuniu representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do poder executivo e associações de moradores. Estiveram presentes os Vereadores Patric Cavalcanti (DEM), José Eurides de Moraes e Paulo Pontual (PP).

O encontro foi aberto e compuseram a mesa: o Delegado da Polícia Federal, Paulo César Bulgos de Andrade; a Inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Miriane Menegaz; respondendo pelo Subcomando do 3º Regimento da Brigada Militar, o Capitão Jamir Lago; o chefe operacional do Corpo de Bombeiros, Gilcei Leal; o vereador Patric Cavalcanti (DEM); o secretário do gabinete de gestão integrada do município, Ermindo Simonetti; o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, Elmar Floss; o Delegado da Polícia de Pronto Atendimento, Gilberto Dunke; o Delegado da 2ª D.P., Cláudio Belcamino e o presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo, Antônio dos Santos.

O vereador Patric Cavalcanti (DEM), abriu os trabalhos falando sobre a importância de construir e discutir políticas públicas e ações de prevenção à violência e criminalidade.

Após, o Capitão Jamir Lago fez uma explanação sobre alguns índices e chamou à atenção para o fato de que mais importante que as estatísticas são as ações desenvolvidas pela Brigada Militar. “Temos realizado operações dioturnamente. Quanto mais a Brigada Militar prende, mais se encontra. É muito difícil fazer uma fiscalização. Segurança é responsabilidade de todos. Não basta deixar o seu bem e esperar que um órgão de segurança cuide. Cada um precisa fazer a sua parte”, disse Lago.

Quase todos os representantes de órgãos de segurança pública presentes se manifestaram. O espaço foi aberto para o restante da comunidade. Algumas questões foram levantadas: o fato de duas câmeras de monitoramento estragadas, a necessidade de mais ramais do 190, o fechamento das lojas de conveniência de madrugada, a fiscalização mais rigorosa por parte do poder executivo, as possibilidades de envolver os jovens no mercado de trabalho e a responsabilidade da família no combate à criminalidade.

O vereador Patric Cavalcanti encerrou o encontro afirmando que serão feitos os encaminhamentos ao poder executivo e demais órgãos competentes sobre todas estas questões. Ele também propôs a criação de um Fórum Permanente de Ações de Prevenção e Combate à Criminalidade, “assim poderíamos manter discussões periódicas, articular ações, integrar comunidade e traçar estratégias de prevenção e combate à violência”, afirmou o vereador.