

1º Seminário de Segurança no Trânsito
Assista o vídeo do I Seminário Segurança no Trânsito Brasileiro que discutiu a elaboração de um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e as ações que o Brasil deve adotar para se adequar a Década do Trânsito, conforme recomendação das ONU e OMS.
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"Precisamos contabilizar vidas salvas no trânsito", afirm o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) apresentou com detalhes na tarde desta quarta-feira (05) o PL 5.525/2009, de sua autoria, que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Diante de um auditório lotado na Câmara dos Deputados, em Brasília, Beto fez um desafio aos participantes do I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro: “Estamos diante de uma necessidade de se iniciar uma nova era, a de contabilizar vidas salvas”.
Com participação de representantes de órgãos governamentais e de ONGs ligadas ao trânsito, Beto propôs no seminário que governos nas mais diferentes instâncias tenham como prioridade a aplicação dos recursos arrecadados na cobrança de multas na realização de campanhas educativas e obras para salvar vidas. Destacou que a fiscalização é o instrumento mais relevante para se criar uma política de proteção.
Com a aprovação do PL 5.525/2009, que hoje se encontra na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, se intensificaria a fiscalização inicialmente proposta pela Lei 11.705, a chamada Lei Seca. Beto destaca que ao propor metas de abordagem de pelo menos 30% da frota nacional de veículos está sugerindo que o Brasil corra atrás de prejuízos no combate às mortes e lesões no trânsito. “Estamos 10 anos atrasados em relação à Europa”, avalia.