13/05/10

Entrega do Prêmio Via Eco
O Prêmio Via Eco – multiplicador por natureza, é uma distinção a quem se destaca com ações, defesa e trabalho de cunho ambiental. também é o reconhecimento do jornal via-eco para instituições e cidadãos que desenvolvem ou desenvolveram atividades na perspectiva das mudanças comportamentais, visando a sustentabilidade ecológica e socioambiental. Foram agraciados com o Prêmio Via Eco – multiplicador por natureza:

 
Rogério Silva começou suas atividades na imprensa local em 1983 na Rádio Planalto. Em 1985 trabalhou na Rádio Uirapuru, de onde saiu em 1986 para trabalhar na RBS. Por três anos atuou como comunicador da Atlântida FM e, após, por 14 anos como repórter e apresentador da RBS TV. No período de 1991 a 2002 trabalhou como Coordenador da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores onde implantou a TV Câmara. Em 2002 assumiu a Direção de Jornalismo das Rádios Diário AM em Passo Fundo e Carazinho, inaugurando no mesmo ano as duas emissoras. Ainda em 2002 ingressou na UPF como professor na Faculdade de Direito onde é um dos coordenadores do projeto Balcão do Consumidor, criado em 2006. É presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Consumidor. Desde 2005 apresenta ba UPF TV os Programas: Direitos e Estúdio 4.

A segunda homenagem da noite foi para Marizete Artuso que adminsitra a propriedade da família voltada à produção de grãos. Formada em Administração  Rural pela UPF e pós-graduada em Agronegócio na USP e em Gestão Financeira na UPF. Atua há muitos anos nas atividades agrícolas da família, produzindo soja, milho, trigo e aveia, sempre no sistema do plantio direto por entender ser a única maneira de produzir grãos com menor impacto ambiental. Sua propriedade, situada na localidade de Passo do Cruz, em Passo Fundo, se destacou por produzir conservando as Áreas de Preservação Permanente (APPs), rios e banhados. É o principal exemplo para demosntrar que a preservação do meio ambiente e em especial dos recursos hídricos reverte em aumento de produtividade.

O terceiro prêmio foi entregue à Feira Ecológica, nas pessoas de Alceu Primel e Maristella Ferro. Alceu Primel é um fiel escudeiro da Mãe Terra,expressão comumente utilizada por ele para descrever o trabalho de: preparar a terra, semear e colher alimentos orgânicos, respeitando a natureza. Há mais de 12 anos sua famílai dedica-se à produção de aliemntos saudáveis, livres de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos. No início a idéia era trabalhar apenas para a subsistência familiar, mas como o respeito ao meio ambiente amplia a produtividade, pensou em comercializar o excedente em uma feira na cidade, daí surgiu a Feira Ecológica. Maristella Ferro buscou aprimorar o trabalho na agroecologia, organizando uma agroindústria familiar, onde atua com sua família e dois sócios, onde trabalha de uma manera diferenciada sem agredir ao meio ambiente.