24/05/10

Prestigiei a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos de criação do Grupo Grazziotin. A solenidade foi proposta pelo vereador Rafael Bortoluzzi (PP) e aprovada por unanimidade. Na foto, estou parabenizando o Sr. Gilson Grazziotin.

Segue matéria do Jornal O Nacional:

O plenário da Câmara de Vereadores ficou repleto de amigos, colaboradores e autoridades para a sessão solene em homenagem aos 60 anos de uma das empresas mais importantes de Passo Fundo, o Grupo Grazziotin.

A solenidade foi proposta pelo vereador Rafael Bortoluzzi (PP), que lembrou os principais desafios dessa trajetória de sucesso. "É uma história rica em fatos e acontecimentos que marcaram a história e a vida da família Grazziotin e que já fazem parte da própria história de Passo Fundo. Digo que, quando estamos fora do nosso Estado, usamos como referência para nossa cidade a expressão: sou de Passo Fundo, a terra do Teixerinha, do Felipão, da Jornada de Literatura e do Grazziotin", disse o vereador.

Nesses 60 anos há muito o que comemorar. Nos últimos dois anos, a empresa realizou o maior lucro de sua história, o que confirma o grau de maturidade e solidez que alcançou nesse período. Segundo o presidente do grupo, Gilson Grazziotin, "nossos produtos têm primado pela qualidade e o que muito nos ajuda são as parcerias com fornecedores e o sistema de facção, que nos proporciona um diferencial de exclusividade em peças de marca própria". Além disso, ele destaca a política forte de resultados que a empresa mantém. "Pretendemos seguir abrindo lojas diferenciadas em cidades e pontos estratégicos, inclusive investindo na compra de imóveis se necessário, de modo a atingir melhor rentabilidade", disse. Para ele, o maior desafio do grupo é o de seguir consolidando a empresa nos próximos exercícios, valorizando recursos humanos e financeiros, por meio da geração de caixa, e também mais postos de empregos, agregando valor às comunidades em que atuamos.

A história do Grupo Grazziotin inicia na década de 1920, quando a família de Valentin Grazziotin trocava o excedente da produção agrícola por artigos indisponíveis na cidade para revendê-los. Anos depois, os filhos Tranqüilo, João, Idalino e Plínio saíram de casa para abrir seu próprio negócio. Buscando uma região rica, com boa logística, eles desembarcaram em Passo Fundo.

Assim, há 60 anos, no dia 24 de maio de 1950, os quatro irmãos abriram as portas da nova empresa. O negócio de atacado e varejo de secos e molhados tornou-se uma próspera casa comercial e aos poucos a empresa entrou no setor de importação e exportação.

Nas décadas de 1960 e 70 era uma empresa varejista, mas já comercializava móveis, eletrodomésticos, artigos de bazar, ferragens e materiais de construção, oferecendo crediário em até 36 vezes. Foi a primeira loja da região a ter sistema automatizado de venda.

Com a chegada dos anos 1980, iniciaram-se anos árduos para o comércio. A empresa tinha duas opções: entrar na guerra da concorrência e correr os riscos desse processo ou mudar. A decisão tomada à época foi a de mudança e a empresa entra no ramo de moda e bazar.

A mais famosa das lojas do grupo, na esquina da Av. Presidente Vargas com a General Canabarro, foi inaugurada em 1965. Na década de 1980 passou a chamar-se Grazziotin S.A. e segmentou-se em redes de lojas especializadas, com a criação da Tottal, Pormenos e Franco Giorgi. O que era apenas um armazém de secos e molhados, hoje é uma empresa com quatro redes, que opera nos três estados do Sul, com mais de 250 lojas e em torno de 2 mil funcionários.

Atua também na produção de grãos, pecuária e reflorestamento por meio da Gratto S.A. e Piratini, no setor financeiro, com a financiadora Grazziotin Dinheiro Amigo, além do Centro Shopping, em Porto Alegre, um complexo de 140 lojas. Outro destaque é a excelência na gestão de pessoas, tanto que por sete anos consecutivos recebeu prêmios do jornal Valor Econômico.