24/05/10

Durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (24), a Executiva Estadual do PSB aprovou por maioria o apoio ao candidato ao Governo do Estado pelo PT, Tarso Genro. Os socialistas indicam para ocupar o cargo de vice-governador na chapa majoritária, o ex-deputado estadual, ex-prefeito de Cristal e São Lourenço do Sul, Beto Grill, que foi candidato ao Governo do Estado pelo PSB em 2006. Representante da Costa Doce e da Metade Sul do Estado, com histórico de liderança político-partidária, confiança e trabalho, Beto Grill foi escolhido por unanimidade pela Executiva Estadual. O anúncio foi feito em conjunto com a Direção do PCdoB durante entrevista coletiva na sede dos comunistas.

O PSB também decidiu coligar com o PCdoB nas eleições proporcionais à Câmara federal e à Assembléia Legislativa.

O apoio está vinculado à incorporação ao programa de Governo de alguns itens que, para os socialistas, são fundamentais e relevantes para o objetivo político amplamente difundido durante o período de debate em torno da proposta da candidatura de Beto Albuquerque ao Governo. Conforme Beto Albuquerque a mensagem desta aliança deverá ser “a busca de entendimento político, de congregação entre empresários e trabalhadores, de composição de um governo de entendimento através da criação de um conselho que possa pensar as diretrizes de desenvolvimento do Estado”.

Os socialistas querem também incluir idéias que vão contribuir para que o Estado do Rio Grande do Sul possa inaugurar um novo momento político e econômico. Para isso o programa de Governo deverá conter compromissos que, na visão do PSB, são fundamentais para a retomada do crescimento do Rio Grande do Sul., como a descentralização da gestão, a inovação tecnológica, a revitalização da Uergs, a manutenção e valorização do Piso salarial Regional, o desenvolvimento regional, a política de valorização do funcionalismo, implantação do Portal Transparência, o apoio ás micro e pequenas empresas e á agricultura familiar.

Após a reunião houve coletiva na sede estadual do PCdoB onde as duas direções anunciaram a decisão de coligação com PT.

O Diretório Estadual do PSB se reunirá no próximo sábado, dia 29, para deliberar sobre as decisões a serem levadas ao Congresso Estadual.