31/05/10

Registro da minha participação no Seminário "Quem cuida dos cuidadores de Criança e Adolescente?". Segue matéria postada no site do Jornal O Nacional:

Dentre os tópicos frequentemente levantados durante o Fórum Permanente por uma Cultura de Paz no Ambiente Familiar e Escolar, que acontece de forma contínua todos os anos em Passo Fundo, surge uma preocupação diferente: o cuidado com as pessoas que, de alguma forma, são responsáveis por crianças e adolescentes. Para explorar o tema a Promotoria Especializada e entidades governamentais e não governamentais do Município promovem o seminário “Quem cuida dos cuidadores de crianças e adolescentes?”.

O evento acontece no Teatro do SESC de Passo Fundo, na segunda-feira (31), com início às 8h. São convidados a participar principalmente profissionais da área da educação, saúde e assistência social, Conselheiros Tutelares e também familiares. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

No turno da manhã, as atividades serão divididas entre uma conferência com o médico Cezar Augusto Detoni, abordando o significado de ser criança, e um painel sobre as determinantes do Comportamento Humano, com a coordenação da promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne. Durante a tarde os participantes se dividem em diversas mesas de ouvidoria, onde poderão falar sobre assuntos como a rede de proteção pública e o papel dos orientadores e professores. “O evento pretende ser, principalmente, de sensibilização e articulação com aquelas pessoas que possuem afinidade com a causa da infância e da juventude, e que pretendem auxiliar os órgãos de proteção, já sendo planejados outros eventos de formação continuada para os interessados”, afirma a Promotora.

O Seminário é uma promoção da Promotoria de Justiça de Passo Fundo, Varas de Família e Vara do Juizado Regional da Infância e Juventude, Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Semcas, 7ª CRE, Secretaria Municipal da Educação, Escola de Pais do Brasil, Associação de Voluntários de Passo Fundo, Conselhos Tutelares, SESC, Senac, IMED (Cursos de Direito, Psicologia e Gestão Pública), UPF (Cursos de Serviço Social e Psicologia e da área da educação), Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Clínica Recupperar, além de todas as entidades integrantes do Fórum Permanente da Paz.