19/06/10

Diante de 1,2 mil militantes do PSB, o ex-prefeito Beto Grill foi aclamado, no sábado, candidato a vice na chapa de Tarso Genro (PT) na disputa pelo Palácio Piratini. Ex-prefeito de Cristal e São Lourenço do Sul, o socialista concorreu a governador em 2006 e ficou em sétimo lugar.

No mesmo evento, com a autorização da executiva nacional do PR, o presidente estadual do partido, João de Deus, garantiu o apoio da legenda à candidatura de Tarso. A convenção da sigla está agendada para o próximo domingo. Além do PR, os petistas já garantiram aliança com PC do B, PSB e PPL.

Tarso e a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) participaram do ato realizado no Hotel Plaza São Rafael. Ao discursar, o ex-ministro da Justiça lembrou que seu pai, Adelmo Genro (morto em 2003), foi presidente de honra do PSB no Estado. "Vamos formar uma coalizão política ampla para retirar o Estado da letargia e fazer com que o Rio Grande volte a crescer no ritmo do Brasil" afirmou.

O PSB apresentou ainda suas propostas para o plano de governo. Os socialistas defendem a manutenção do piso regional, a defesa da criança e do adolescente, a valorização da Uergs e o desenvolvimento regional.

Ao abrir o calendário de convenções no dia 13, o PC do B já havia confirmado apoio a Tarso. O partido também decidiu indicar a pedagoga e sindicalista Abgail Pereira para uma das vagas ao Senado. A outra é destinada pelo PT a Paulo Paim, que concorre à reeleição.

Na 1ª foto: Gabriele Machado ao lado de Tarso Genro e meu chefe de gabinete Cacá Nedel.

Na 2ª foto: parte da comitiva de Passo Fundo (de pé).