24/06/10

Registro da Reunião da CEBES no Auditório da ACISA sobre Perturbação do Sossego nas proximidades dos postos. Segue matéria postada no site da Câmara Municipal:

A Comissão de Educação e Bem Estar Social realizou, ontem, dia 24, no auditório da Acisa, uma reunião com os proprietários de postos de combustíveis e a Brigada Militar. A pauta do encontro eram as situações ligadas a perturbação do sossego que ocorrem com maior intensidade nas proximidades de alguns postos de combustíveis da cidade. A reunião foi coordenada pelos membros da Cebes vereador Patric Cavalcanti (presidente da Cebes), vereador José Eurides de Moraes e vereador Juliano Roso. A Brigada Militar foi representada pelo subcomandante do 3º Regimento, Capitão Jamir Lago e pelo capitão Marcus Vieira.

A maioria dos proprietários de postos que participaram do encontro manifestou-se a respeito da necessidade de se intensificar as ações de fiscalização, em especial, pela Brigada Militar. Segundo o Capitão Lago, a Brigada Militar tem intensificado as ações nestes locais, mas precisa estar mais amparada para conseguir ter o poder de ação em relação a estas situações. “Que nós vamos resolver esse problema, eu tenho certeza. Temos as atividades de fiscalização, mas só a nossa fiscalização não vai bastar. Sempre vamos estar disponíveis para colaborar, mas acho que é também necessário um comprometimento de outros setores”, afirmou ele.

Os proprietários manifestaram-se contra o fechamento das lojas de conveniência ou dos postos a partir de determinado horário defendendo que além das razões econômicas, a comunidade precisa da prestação de serviço. “Alguém tem noção de quantas informações o posto dá de madrugada? Quanta gente pede informação? Imagina você chegar em Passo Fundo e não ter nada aberto. O que precisa é fiscalização, vai funcionar se for mais fiscalizado”, disse o proprietário de um posto, Volmir Rossato. Mesmo com a contrariedade a esta medida um posto já está encerrando as atividades mais cedo e, outro, deve passar a funcionar em horário restrito a partir de julho. A maioria dos presentes, por outro lado, mostrou-se favorável a proibição do estacionamento a partir de determinados horários nas proximidades destes postos onde há maior incidência do problema.

Ao final da reunião, depois de muito diálogo, alguns encaminhamentos foram dados como: a sugestão de proibição do estacionamento em alguns locais, maior fiscalização por parte do município, o estudo sobre cadastramento de veículos e ações conjuntas de fiscalização, incluindo a presença do judiciário para que as sanções possam ser aplicadas no momento do flagrante.

O presidente da Cebes, vereador Patric Cavalcanti afirmou que a discussão será encaminhada para o Poder Executivo e que novas reuniões deverão ser feitas para avaliar algumas medidas que serão tomadas. Para ele, “precisamos encontrar uma solução. Ao mesmo tempo em que algumas pessoas têm o direito de se divertir, outras têm o direito de descansar e, outras, o direito de exercer suas atividades econômicas. Precisamos unir ações e encontrar um denominador comum”.

Ainda ficou acertado entre os presentes que uma nova reunião deverá ser realizada dentro de 60 dias para avaliar se algumas medidas que vierem a ser tomadas deram certo ou que novas medidas deverão ser feitas.