Anote na Agenda!

O Lançamento do livro "O Massacre de Porongos & Outras Histórias Gaúchas" de Paulo Monteiro, será no dia 16 de junho de 2010 (quarta-feira), às 19 horas, tendo como local o auditório da Academia Passo-fundense de Letras (Av. Brasil Oeste, 792), em Passo Fundo.

Na oportunidade, o autor receberá a contribuição de diversos amigos, como os historiadores Adelar e Setembrino Dal Bosco, o psicólogo clínico, poeta e pensador Getúlio Vargas Zauza, que já confirmaram suas presenças, para discutir os temas tratados nas “linhas e entrelinhas” do livro.

A capa de "O Massacre de Porongos & Outras Histórias Gaúchas" é arte de Everaldo Siqueira, e, reproduz os lanceiros farroupilhas (do quadro Carga de Cavalaria, de Guilherme Litran, acervo do Museu Júlio de Castilhos), sobre fotografia de Paula Tatsuia Machado Monteiro, retratando trecho da Rua Teixeira Soares, entre as ruas Paissandu e Uruguai, onde existia uma casa de Manoel José das Neves (Cabo Neves) que serviu de quartel às diversas forças imperiais e republicanas, que passaram por Passo Fundo, durante a Revolução Farroupilha. Ali também acamparam muitos dos lanceiros negros massacrados no Cerro de Porongos. (Passo Fundo, 30 de maio de 2010).

O livro pode ser adquirido através da intenet, clicando aqui.