23/07/10

Recebi a visita, em meu Gabinete, do Valter Carbolin que é o 1º Capataz do CTG Lalau Miranda.

Em 24 de março de 1952 foi fundado o Centro de Tradições Gaúchas, cujo patrono é Estanislau de Barros Miranda, conhecido em todo território passo-fundense como Lalau Miranda. Homem, no dizer dos seus familiares, de razoáveis posses, campeiro, músico e muito bem relacionado, nascido em Passo Fundo em 24 de novembro de 1853, filho de Francisco de Barros Miranda, herói da Guerra do Paraguai e que presidiu o Conselho Municipal de Passo Fundo, em 1865.

Os fundadores do CTG Lalau Miranda escolheram um lema que retratava, muito bem, a aproximação de Passo Fundo com os fundadores do primeiro CTG , o "35" de Porto Alegre: "Em qualquer chão, sempre gaúcho, pelo bem do Brasil" foi acrescida pelos passo-fundenses, disse-me Tenebro dos Santos Moura.

Os primeiros fandangos foram realizados, ora no Clube Caixeral, ora no Clube Comercial. Havia uma reclamação das diretorias: os gaúchos, com suas esposas, estão estragando o assoalho do salão. O primeiro galpão foi construído de forma rústica, como manda a tradição num terreno doado pela Prefeitura Municipal. Era o prefeito Dr. Daniel Dipp. Certa feita, em reunião da patronagem, o tradicionalista Gonorvam de Almeida Guedes defendeu a idéia de que o CTG deveria ter uma cancha reta para realizar carreiradas. Foi então criada a hípica do CTG Lalau Miranda, na vila Vera Cruz.

Desde então o CTG Lalau Miranda vem honrando e cultivando as tradições gaúchas, sendo um verdadeiro orgulho para Passo Fundo.