04/08/10

No terceiro dia de comemorações dos 153 anos do município de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal entregou a terceira praça, de um total de seis que serão entregues até sábado. Desta vez, a comunidade do Loteamento Ipanema recebeu a Praça Paulo Rossato. Essa praça só foi possível graças a uma grande emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Albuquerque.

Paulo Rossato nasceu na cidade de Caxias do Sul, em 24 de fevereiro de 1914. Filho de Otaviano Rossato e Luiza Maggi Rossato, foi casado com Ignês Alonso Rossato, e tiveram cinco filhos, netos e bisnetos. No final da década de trinta estabeleceu-se em Passo Fundo no ramo de transportes, fundando várias empresas. Sulina de Transportes, Riograndense de Transportes e outras. Foi um dos pioneiros na agricultura mecanizada que se iniciou nos idos de 1950, tendo dado grande impulso no plantio de trigo, soja e milho, na região do Planalto.

Em 1965 fundou a indústria Semeato, a qual foi um marco inovador em maquinário agrícola, quando desenvolveu o Plantio Direto Semeato, sistema este que se propagou por todo mundo, levando à agricultura de todos os continentes esta prática conservacionista de solos e ecologia.

Em reconhecimento aos serviços prestados à cidade de Passo Fundo, foi agraciado com o titulo de Cidadão Honorário de Passo Fundo em 21 de dezembro de 1970. Faleceu, com 90 anos, na cidade de São Paulo, em 19 de junho de 2004, vítima de complicações de diabetes, e, está sepultado no Cemitério Vera Cruz de Passo Fundo/RS.

Na terceira foto, da esquerda para a direita: Paulo Lopes presidente do Condel e Roberto Rossato, filho de Paulo Rossato e proprietário da Semeato.