01/09/10

Participei do Seminário Integrador que é a primeira ação do projeto que pretende educar para prevenção de lesões e óbitos causados pelo trânsito em Passo Fundo. O objetivo  é integrar todos os profissionais que atuam com o tema no município, no intuito de discutir ações de promoção da saúde por meio da educação, tendo como foco adolescentes e adultos jovens, por serem esses as maiores vítimas do trânsito.

O primeiro Seminário Integrador foi realizado nesta quarta-feira, 1º de setembro, a partir das 8h 30min, no Anfiteatro do Campus II da UPF. Autoridades, Vereadores, conselhos de saúde e trânsito e profissionais e agentes que atuam nos programas de saúde da família foram convidados a participar.

Os próximos passos do projeto, que incluem ações estratégicas em pontos de alta circulação de jovens, foram apresentados no Seminário. As atividades estão programadas para acontecer durante todo o mês de outubro e início de setembro.

Cabe destacar que em Passo Fundo, 83,6% dos acidentes de trânsito com lesões corporais envolvem pessoas do sexo masculino, com idade média de 34,6 anos. A gravidade dos acidentes é preocupante: 93,5% dos óbitos ocorridos em acidentes de causa externa – cuja principal causa é acidente de transporte – acontecem antes da entrada na emergência hospitalar.

Estes dados são a conclusão de um estudo sobre acidentes de trânsito com lesões corporais ocorridos no município de Passo Fundo no período de julho a dezembro de 2007 e julho a dezembro de 2008. Os índices foram coletados por pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF) nos boletins de ocorrência e no sistema de informação da Brigada Militar por meio de um questionário estruturado em que participaram 989 casos de acidentes de trânsito com lesões corporais, envolvendo 2.040 pessoas.

Agora, os mesmos dados embasam um projeto de educação para o trânsito, que obteve recursos do Ministério da Saúde para sua realização. A professora Bernadete Dalmolin está à frente do projeto Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito no município de Passo Fundo, do qual também fazem parte professores e alunos da UPF e profissionais que atuam na Secretaria Municipal da Saúde e na Coordenadoria Regional de Saúde.