22/09/10

Fui o proponente da homenagem aos 60 anos do Colégio Salvatoriano Bom Conselho, no meu discurso salientei que esta Sessão Solene e é o reconhecimento à instituição que tem prestado um serviço de incontestável relevância para a sociedade passofundense e gaúcha na área da educação e da formação do cidadão.

Ressaltei ainda que muitas pessoas que se destacam hoje no município e fora dele, passaram pelo Colégio Bom Conselho e receberam não somente conhecimentos matemáticos ou históricos, mas uma educação para a vida, uma vez que o Colégio Bom Conselho prepara os alunos para o exercício da cidadania, de forma solidária e crítica, aprimorando virtudes, valores e conhecimento.

O colégio tem prestado até o presente momento um serviço de incontestável relevância na área. Por isso, todos os vereadores desta casa aprovaram a presente Sessão Solene por entenderem ser muito digno o colégio de receber esta homenagem. É uma grande honra prestar este tributo em nome da comunidade passofundense.

Diversos professores, integrantes da diretoria, pais e alunos participaram da solenidade que recebeu um brilho especial com as apresentações do grupo de canto e das declamações de poesias ou músicas interpretadas pelos alunos, os quais queriam demonstrar o seu amor e gratidão ao colégio.

O aluno Gustavo Bueno Juliani declamou a poesia Bom Conselho, de sua autoria.

O Grupo de Canto da escola interepretou, sob a regência da Professora Leila Orth, a música “Vamos Construir".

 A aluna Milena Varela Gomes interpretou o canto “Os Segundos” da banda Cidadão Quem.

A aluna Maria Isabela Garbelotto Vieira interpretou a poesia “Construindo Caminhos” de autoria da aluna Michaela Pires.

O colégio foi fundado pelas irmãs do Divino Salvador ou Irmãs Salvatorianos em 1950. A escola cresceu e em 1954 foi criado o “Ginásio Bom Conselho”. A transferência dele para o endereço atual, Rua Antonio Araújo, 666, esquina com a Avenida Brasil, aconteceu no ano de 1963, quando iniciou o Curso Normal Experimental de Grau Colegial, em período de férias. O Colégio Salvatoriano Bom Conselho oferece serviço de Turno Integral e os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e foi pioneiro na implantação do Ensino Fundamental de nove anos, em 2007 e atualmente é dirgido pela Irmã Leonila Gubert, que recebeu de minhas mãos a Placa/Diploma de Honra ao Mérito, pelos 60 anos de criação do Colégio Salvatoriano Bom Conselho que eternizou esse momento.

 
O ex-Professor Dorival Zonta, que lecionou por 33 anos no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, abrilhantou a noite com seu discurso que registrou grande parte dos 60 anos do Colégio.
A equipe da TV Câmara, representada pela excelente Jornalista Ana Paula Koeneman e pelo competentíssimo cinegrafista Guilherme Toscan registrou toda a solenidade e entrevistou vários convidados e representantes do Colégio.

Ao final da sessão recebi, em meu Gabinete, os cumprimentos da aluna Roberta pela homenagem prestada ao Colégio Salvatoriano Bom Conselho.