28/09/10

Tive a grande satisfação de palestrar sobre "Educação e Segurança no Trânsito: Acidentes/Normas e Estatísticas" na vigésima primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (XXI SIPAT) da Universidade de Passo Fundo.

Palestras, ginástica laboral, mini-feira de saúde e sorteio de brindes foram as atrações da vigésima primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (XXI SIPAT) da Universidade de Passo Fundo. Os colaboradores da instituição lotaram o auditório da Biblioteca Central nesta segunda-feira, 27 de setembro, para a abertura da programação, que se estende até a sexta-feira (1º). As atividades são promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Setor de Segurança do Trabalho.

Presente na abertura, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Jocarly Patrocínio de Souza, parabenizou pela iniciativa e enfatizou que a Sipat é um momento especial para repensar o ambiente de trabalho. De acordo com Souza, é imprescindível entender que a segurança do trabalho é um compromisso de cada um. “Todos sabemos que os reflexos do acidente de trabalho impactam em nós mesmos, no nosso setor, na nossa instituição. Portanto, a segurança é compromisso de todos”, garantiu.

A vice-reitora de Graduação Neusa Henriques Rocha saudou os participantes e destacou o apoio da Reitoria ao evento. “A Sipat é mais do que uma semana de integração. É acima de tudo um espaço de reflexão, com vistas à preservação da saúde, à promoção da vida e à melhoria do ambiente de trabalho”, pontuou. Conforme a vice-reitora é importante ter pessoas pensando na prevenção dos acidentes, afim de que sejam evitadas as situações que possam prejudicar a vida dos colaboradores.

O presidente da Cipa José Alfredo Forest explicou que foram escolhidos para a Sipat temas diversificados e que influenciam no dia-a-dia do trabalho na universidade, além de terem relação com a qualidade de vida dos colaboradores. Forest explicou que no último ano a UPF tem registrado um número menor de acidentes em relação ao ano anterior e que a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) melhorou. Entretanto, segundo ele, não basta a instituição disponibilizar tudo o que é necessário em relação à prevenção de acidentes, mas é preciso que cada um faça a sua parte para evitá-los. Ao final, agradeceu a todos os participantes e ao apoio institucional à Cipa, além de apresentar a programação que será desenvolvida nesta semana.