11 de Dezembro - Dia do Engenheiro e Arquiteto


A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo realizou no dia 4 de dezembro às 20h30minutos, no Salão Cristal do Clube Comercial, o Jantar-Baile em homenagem aos engenheiros e arquitetos de nossa cidade.



DIA DO ENGENHEIRO E DO ARQUITETO  

Prezados Colegas, prezados Amigos.

Na data de 11 de dezembro, estamos comemorando a acepção do sonho humano, ou seja, tornar possível a realização dos sonhos livres da humanidade, pois na prancheta do impossível há delineamento de traços calculados a flutuar no espaço, e na sua criação o engenheiro e o arquiteto.

Desde o incipiente aflorar da sociedade humana, onde o homem defronte aos desconhecidos fenômenos naturais, engendra atitudes da proteção individual ou familiar com a confecção de obras e equipamentos para defesa, ali se fez o princípio rudimentar da engenharia presente, nascia o engenheiro e o arquiteto.

O descompasso da aventura errante do homem sobre o universo incógnito leva-os a aventuras de interesses individuais ou coletivos, e do confronto com o inusitado e da necessidade de avançar são engendrados caminhos novos, aí está o engenheiro e o arquiteto. 

São criadas as alternativas da convivência segura, e necessariamente pacíficas. 

São convertidos recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas, e o engenheiro e arquiteto na percepção do espaço esboça no cosmo mental a sua obra de arte. 

Na evolução dos conhecimentos e das técnicas aplicativas, a engenharia e  arquitetura ganhou o tempo, e o espaço, projetou-se de tal forma que a concepção do impossível é uma metáfora de mentes inertes.

Sentir a engenharia e a arquitetura é brincar com os desafios e a contribuição do  engenheiro e arquiteto  para com a sociedade dar-se em todas as formas de atividades. O sonho do engenheiro e arquiteto sobrevoa o dia-a-dia de todos nós.

Na pluralidade dos exercícios das engenharias e arquitetura cujas dicotomias apontam para erros e acertos, o engenheiro e arquiteto abrigam o juramento da preservação da vida. Nesse exercício profissional, a sociedade confia-lhes a edificação de seus sonhos na têmpera da verga incorruptível.

Nesse diapasão, o engenheiro e arquiteto aperfeiçoam a sensibilidade da inovação nas delineações do hábitat perfeito e das inovações tecnológicas, e desta forma pelo conhecimento experimental buscam o desenho perfeito para realizar o sonho, a vontade, a segurança e o bem-estar da sociedade.

E nesse espírito do desenho perfeito ao bem-estar da sociedade, cujas perspectivas traçam as inovações tecnológicas, temos o grato prazer de homenagear nesta noite os profissionais da área de engenharia e arquitetura de passo fundo e da região.

A poesia do escritor, conhecido como engenheiro da poesia, intitulada O Engenheiro.    

A luz, o sol, o ar livre
Envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
O desenho, o projeto, o número:
O engenheiro pensa o mundo justo,
Mundo que nenhum véu encobre.
A água, o vento, a claridade,
De um lado o rio, no alto as nuvens,
Situavam na natureza o edifício
Crescendo de suas forças simples.