15/02/2011


DISCURSO  DE ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS 2011

Senhor Presidente: Luis Miguel Scheis
Senhor prefeito: Airton Lângaro Dipp
Senhores vereadores,
Senhoras e senhores presentes,
Amigas e amigos da imprensa,
Telespectadores da TV Câmara,
Moradores da cidade de Passo Fundo.

Estamos hoje iniciando os trabalhos da Terceira Sessão Legislativa da 15ª Legislatura da história do Poder Legislativo do Município de Passo Fundo.

Assim, a Câmara Municipal, ancorada na pluralidade de idéias e nos encontros de ações em prol da população Passo-fundense, inicia mais uma etapa da vida político-administrativa da cidade.

Sempre é bom enfatizar as três funções primordiais do Poder Legislativo: representar os habitantes desta cidade;  legislar sobre os assuntos de interesse da população; e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Só essas três premissas bastariam para colocar a Câmara de Vereadores, assim como qualquer outro nível de Parlamento, estadual ou federal, num patamar de destaque dentro do regime democrático representativo.

Porém, a importância do Poder Legislativo Municipal vai além do seu papel dentro do conceito Republicano que rege o nosso país. Nós, os vereadores, somos aqueles parlamentares da linha de frente da democracia.

Somos os mais próximos do povo. E, perante a sociedade, nos é imputado ainda mais responsabilidades. ? Nós, os 12 vereadores  que compõem esta Casa, temos essa consciência, essa responsabilidade.

Mantendo o equilíbrio, a independência, a harmonia entre os Poderes constituídos, acredito que o Poder Legislativo possa compartilhar com o Poder Executivo um projeto de uma cidade cada vez melhor. 

Vamos estar, sugerindo adequações exeqüíveis e pensando sempre no amanhã coletivo.

Estamos aqui, senhor prefeito e senhores parlamentares, renovando o desejo de sermos parceiros da harmonia entre os Poderes, mantendo sempre a vigilância redobrada em prol do município de Passo Fundo. 

Deus continuará conosco nesta missão. E de forma conseqüente, a paz e a esperança, em dias cada vez melhores, vão estar sempre entre nós.   Meu muito obrigado a todas e a todos.