16/03/2011

Na sessão plenária desta quarta-feira prestei homenagem aos 82 anos da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Araújo Vergueiro, a EENAV, onde falei sobre a história e a importância da escola, além de entregar diplomas de Honra ao Mérito ao diretor José Carlos Morando, Monica Regina Hoffmann, Vice-direção manhã e Maria Helena Chiodelli, Vice-direção tarde.

TRAGETÓRIA DA EENAV 

A história da formação de professores de Passo Fundo está ligada a Escola de Educação Básica “Nicolau de Araújo Vergueiro”, uma vez que desde a sua origem vem oferecendo o curso Normal.

No ano de 1929, emergia a necessidade da criação de um Estabelecimento de Ensino para formar professores, pois não havia nesta região educandário com tal finalidade. O movimento pró-criação da Escola Complementar partiu da iniciativa da professora Eulina Braga, que exercia o cargo de Diretora do Colégio Elementar, Estabelecimento Estadual com mais de 100 (cem) alunos, localizado em frente à Praça da República (atual Ernesto Tochetto) contando com o apoio e trabalho da professora Anna Luiza Ferrão Teixeira.

O governo do estado estava inclinada a instalar uma Escola em Cruz Alta, não em Passo Fundo. Diante desse impasse, a Professora Eulina Braga apelou para o Dr. Nicolau de Araújo Vergueiro (Intendente Municipal), que empenhou todo o seu prestigio junto ao Governo Estadual, conseguindo que a Escola Complementar fosse instalada em Passo Fundo, autorizada pelo Decreto nº 4273 de 15 de março de 1929.

Em seguida conheceu-se o primeiro Diretor da Escola Complementar o Professor Reinaldo Haeuer, que dirigiu até o início de 1932. Desde seu início a Escola adquiriu conceito, atraindo alunos dos municípios vizinhos.

A Escola Complementar passou à categoria de Escola Normal Oswaldo Cruz; formando até então 14 (quatorze) turmas de 236 (duzentos e trinta e seis) alunos-mestres.

A três anos mais tarde, foi autorizado o funcionamento do Ginásio Estadual pela Portaria nº 06597 de 23 de outubro de 1946, incorporando-o à Escola Normal Oswaldo Cruz. Deu-se ainda nesse ano a transferência para o prédio do antigo Colégio Elementar.

Ampliando suas atividades, foi autorizado pela portaria do MEC nº 426, de 14 de junho de 1960 o funcionamento do 2º Ciclo (Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro), junto à Escola Normal Oswaldo Cruz.

Em 16 de outubro de 1975, realizou-se a unificação da ENOC (Escola Normal Oswaldo Cruz) e CENAV (Colégio Nicolau de Araújo Vergueiro) passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus Nicolau de Araújo Vergueiro.

Em 08 de julho de 1993 é autorizado pelo parecer 922/93 o funcionamento de classes de Jardim de infância, atualmente denominada Educação Infantil Pré-Escola.

Em 1990 foi implantado os Estudos Adicionais à Habilitação ao Magistério a fim de qualificar professores para a Educação Pré-Escolar. Estes estudos foram extintos a partir de 2001, uma vez que o Curso Normal passou a suprir essas necessidades.

Em 07 de setembro de 1991, foi criado o Conselho Escolar da Escola, coma presença de autoridades. Teve sua 1ª reunião em 10 de setembro de 1991.

Em 16 de outubro de 2000 conforme portaria nº 00264 do Diário Oficial, passou a denominar-se ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “NICOLAU DE ARAÚJO VERGUEIRO” carinhosamente chamada EENAV.

Em novembro de 2002, coroando os esforços da comunidade escolar foi inaugurado o Ginásio de Esportes com três quadras de vôlei e/ou futsal, com espaço para construção de um palco e instalações de banheiros e vestiários.

Em 2007 a Escola completou 78 anos. Tema que foi trabalhado durante o ano letivo e teve seu ápice com um jantar de confraternização para a comunidade no dia 16 de outubro data do aniversário.

Ao completar 82 anos a Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro atingiu mais uma meta, a abertura do Normal, Formação de Professores no turno Noturno.

A Escola é a única da 7ª Coordenadoria Regional de Educação que possui o Curso para a Formação de Professores. Estão matriculados neste turno em torno de 60 alunos.