O vice-governador Beto Grill, Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, Deputado e Secretário de Infraestrutura Beto Albuquerque presidiram a reunião do Plano Plurianual (PPA) Participativo no último sábado em Passo Fundo.
Gril destacou que esta é uma ação inédita do governo estadual e que as assembléias têm dado resultados muito positivos. Já está sendo articulada junto ao BNDES e ao Banco Mundial, a liberação de recursos de aproximadamente R$ 2 bilhões para a realização dos projetos oriundos dessas reuniões.
Sobre como são eleitas as prioridades das regiões, Beto Grill explicou que são eleitos delegados nas regiões que depois vão interagir com o grupo técnico da secretaria do planejamento no sentido de estabelecer quais as prioridades e critérios em cada região. O que importa é essa estratégia de orçamento regionalizado.
Os Coredes, segundo Grill, têm feito um trabalho efetivo de diagnósticos e propostas de um sistema de desenvolvimento que tem matizes regionais, microrregionais e macrorregionais.
Por estar ministrando aula no Curso de Pós-graduação em Segurança do Trabalho na UPF, meu chefe de gabinete Antonio Dengo me representou junto à reunião.