No meu Grande Expediente desta segunda-feira, abordei o projeto piloto da Capelania Escolar instituído na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, onde através da apresentação de imagens filmadas pela TV Câmara quando da visita minha a escola, vimos a empatia dos alunos, professores e funcionários que é muito importante demonstrar o amor de Deus por meio das ações do capelão.
Também falei sobre a estruturação do Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio que começa a se tornar realidade. No dia 8 de setembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), foi liberado R$ 3 milhões e meio para a aquisição de equipamentos a serem utilizados na instalação de infra-estrutura de laboratórios nas áreas prioritárias de atuação do Parque: tecnologia de informação/software, metal-mecânica, saúde, alimentos, energia e biotecnologia. Os recursos foram obtidos por meio de uma emenda da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados feita em 2010, tendo como grande articulador o deputado Federal Beto Albuquerque e o atual ministro da agricultura.
Sobre a Semana Farroupilha de Passo Fundo destaquei sobre a 19ª Mostra da Cultura Gaúcha, com o tema “Nossas Raízes”. Através do desfile dos CTGs, Grupos Tradicionalistas e Associação dos Trovadores a história do nosso Estado foi contada desde 1626 com os Jesuítas no território gaúcho até1948 com o surgimento do CTG 35 que deu o modelo seguido por inúmeros outros Centros de Tradições no Estado e fora dele.
Parabenizei o lançamento do livro PASSO FUNDO – O PASSO DAS RUAS de Fernando Borgann Severo de Miranda e Jeferson dos Santos Mendes onde a comunidade foi presenteada a com este livro que retrata e descreve a história das ruas de Passo Fundo com aproximadamente 1400 ruas. Este livro só foi possível e realizado através dos patrocionadores: Rádio Uirapuru, Colégio Notre Dame, Bolsa Construções e Incorporações, Med Call Medicamentos e Transpasso Transporte Coletivo Ltda.
Para finalizar meu discurso, falei sobre os 25 anos do PSB em Passo Fundo que a fundação aconteceu em setembro de 1986, através da comissão provisória, sendo como o 1º Presidente o Dr. Caio Cabeda Brizola, Vice-presidente Abraão Bertolo Rodrigues e faziam parte entre outros Beto Albuquerque, Ito Brandão e João Daltro Spilmann e onde estou filiado desde 1990.
