10/12/2011 - Lançamento da Campanha Passo Fundo na Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Na manhã desta sexta-feira, na Praça do Teixerinha, participei junto com minha equipe de trabalho e alunos do Colégio Tiradentes sob o comando do Soldado Martins, da abertura da Campanha Passo Fundo na Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (Lei Pietro 11.930/2009) realizada pela Câmara de Vereadores e que tem o apoio do Hospital da Cidade, SIMPASSO, Colégio Tiradentes e Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Por que doar?
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave e alguns tipos de leucemias, a exemplo da Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode estar indicado.
Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.