18/04/2012 - Reunião da Comissão pró-UERGS marca audiência


A Comissão Especial de Apoio e Estudo para a Reativação da UERGS no Município de Passo Fundo, do qual sou Vice-Presidente, reuni-se para informar a comunidade que no dia 02 de maio, às 14 horas será realizada audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Passo Fundo, com a Comissão Especial de Deputados Estaduais para acompanhar a situação da UERGS.

A comissão presidida pelo Deputado Estadual Catarina Paladini, tem como objetivo realizar um levantamento sobre a situação da Universidade Estadual e a instalação de uma unidade da instituição de ensino em Passo Fundo.

Também serão abordadas questões como o orçamento da instituição, plano de carreira dos professores, número de educadores e demais assuntos inerentes a realidade vivenciada pela UERGS em suas 24 unidades.

Na foto: Vereador Rui Lorenzato presidente, Vice-presidente vereador Zé-Eurides, relator vereador Dr. Alberi Grando.


UERGS: ENSINO GRATUITO E DE QUALIDADE HÁ MAIS DE UMA DÉCADA
 
Presente em 24 municípios gaúchos, a Universidade Estadual do Rio Grande Sul (Uergs) promove, há 11 anos, o desenvolvimento regional sustentável, por meio da formação de profissionais qualificados.

A Uergs é uma fundação instituída e mantida pelo poder público, vinculada à Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Do total de suas vagas, a Instituição reserva 50% para candidatos com baixa renda familiar e 10% para pessoas com deficiência.

Com 2.108 alunos regularmente matriculados, ministra 19 cursos de graduação, que habilitam tecnólogos, bacharéis e licenciados em diferentes áreas. Além disso, oferece um Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para tecnólogos e bacharéis que atuam em Escolas Técnicas e IFES e buscam habilitação docente.

A Uergs obteve a quinta maior nota entre as universidades públicas do Estado, segundo o último estudo divulgado pelo Ministério da Educação, relativo ao Índice Geral de Cursos 2010, quando foram avaliadas 2.176 instituições, entre universidades, centros universitários e faculdades brasileiras.

Onde a Uergs está presente:

Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cidreira, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Tapes, Três Passos, Santana do Livramento e Vacaria.