25/06/2012 - 94 anos de fundação do Hospital São Vicente de Paulo


Na sessão plenária desta segunda-feira (25/06), utilizando dos meus 10 minutos de Comunicação de Líder discursei sobre os 94 anos de fundação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) que foi comemorado neste domingo, 24 de junho. 

A maior instituição hospitalar do norte do estado é exemplo de administração e atendimento prestado, referência no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Atualmente o HSVP possui 617 leitos ativos para internação, sendo 70% destinados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua área de abrangência atinge uma população superior a dois milhões de pessoas em Passo Fundo e região. No ano de 2011 foram internados 31.397 pacientes, e somente nos primeiros 6 meses deste ano, 2.806 bebês nasceram na maternidade do HSVP.

A instituição possui hoje 2.812 funcionários e o corpo clínico é formado por mais de 700 médicos e odontólogos, especialistas, mestres e doutores. Certificado como Hospital de Ensino, o HSVP recebe alunos do curso de Medicina para realização de atividades curriculares da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, além de acadêmicos de graduação de outros cursos e desde 1976 desenvolve programas de Residência Médica, onde, 101 médicos residentes realizam sua especialização no hospital. 

O Hospital São Vicente é referência para atendimento de alta complexidade em diversas áreas médicas, como cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo). A instituição mantém o único Banco de Tecidos Músculo-esquelético no estado. 

Neste ano, o Banco de Tecido Ocular Humano iniciou suas atividades, com estrutura específica para captação, processamento e armazenamento do tecido ocular e integra a rede estadual de urgência/emergência, mantendo atendimento durante 24 horas.

Com 50 mil m² de área construída, a instituição possui um moderno parque de equipamentos com tecnologia de ponta, utilizado tanto para o atendimento ao pacientes nas diferentes modalidades diagnóstica e ou terapêutica, como para o desenvolvimento do ensino.

Ainda no aspecto estrutural, o HSVP possui um Centro de Tratamento Intensivo para adultos (34 leitos), CTI Pediátrico (13 leitos) e CTI Neonatal (21 leitos) e o centro Cirúrgico constituído de 18 salas e ambulatório para assistência e ensino com 22 consultórios. 

Parabéns direção, funcionários e colaboradores pelo seus 94 anos, prestando um serviço de qualidade e excelência.