26/09/2012 - Homenagem ao Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio

 
 

Com o lema: “Do Planalto Médio a cavalo, pela Integração do Rio Grande”, prestei homenagem ao Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio.

Com presença da patronagem através do Patrão Valderi de Oliveira entreguei Placa de Honra ao Mérito pela conquista pela  pela sexta vez consecutiva do Concurso de Cavalarias no desfile de 20 de setembro 2012.


O GRUPO CULTURAL E TRADICIONALISTA CAVALEIROS DO PLANALTO MÉDIO, foi fundado no dia 12 de Fevereiro de 2005, filiado ao MTG, tendo como símbolo uma bandeira branca de forma retangular com as inscrições Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio – Passo Fundo-RS, tem ao fundo a figura do mapa com as cores do Rio Grande do Sul, destacando a Região do Planalto Médio e um Grupo de Cavaleiros, usando como lema: “Do Planalto Médio a Cavalo, pela Integração do Rio Grande”, com sede administrativa no Centro da cidade de Passo Fundo e sede campeira no Parque Turístico da Roselândia, e tem como finalidade:

- Promover, cultuar e divulgar as tradições do Rio Grande do Sul
- Promover e participar dentro do possível de toda e qualquer atividade que integre
homem e o cavalo, cultivando as raízes de nossos antepassados, dentro da honra,
verdade e harmonia;
 - Manter intercâmbio com outras entidades tradicionalistas, grupos de cavalgadas do Rio
Grande do Sul, do Brasil e do Exterior;
  - Criar e administrar grupos para desenvolver as atividades de:

>Escola de Equoterapia;
>Escola de Equitação, Andadura e Laço Campeiro;
>Desenvolver ativviddes. de proteção ao Meio Ambiente;
>Escola de recreação esportiva ligada ao cavalo.
A sociedade é administrada por uma Patronagem eleita por um período de dois anos (2011/2013), e hoje é representada por:

EX-PATRÕES:

1º - Luiz Irajá Ferraz (Gaiota)
2º - Giovane Giacomini
3º - Paulo Roberto dos Santos (Zebra)

PATRONAGEM ATUAL:

- Patrão ---------------------       Valderi de Oliveira
- Capataz -------------------      Antonio Geolar Kurtz
- 1° Sota Capataz ---------     Verceli de Oliveira
- Agregado das Chelpas     Luiz Irajá Ferraz
- Agregado das Guaiacas  Neri dos Santos Moreira

CONSELHO DE VAQUEANOS MEMBROS EFETIVOS

- Jurandir Antônio Giacomini
- Ivan Luiz Mariani
- Gilberto Zanin de Souza

MEMBROS SUPLENTES

- Giovani Giacomini
- Paulo Roberto dos Santos

COMANDANTE CAVALARIA

- 1° Deoclécio Teófilo Wolff
- 2° Gilberto Zanin de Souza

EX-PATRÕES:

1º - Luiz Irajá Ferraz (Gaiota)
2º - Giovane Giacomini
3º - Paulo Roberto dos Santos (Zebra)


Embora sua recente Fundação o Grupo já pode se orgulhar dos últimos eventos que participou como:

1) Por oito anos consecutivos o Grupo percorreu 3.396 Km no lombo do cavalo conduzindo a Chama Crioula, representando a 7ª Região Tradicionalista, seus 42 municípios e mais de 177 entidades.

2) Por oito anos o grupo participou a cavalo da Romaria de Nossa Senhora Consoladora indo de Passo Fundo a Ibiaça – RS – 80 Km.

3) A grande maioria dos Cavaleiros do Planalto Médio já recebeu outorgas da ORCAV (Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul) Cavaleiro Riograndense (+ de 3.000 Km cavalgados), Cavaleiro Souza Neto (+ de 4.000 Km cavalgados) e Cavaleiro Bento Gonçalves (+ de 5.000 Km cavalgados).

4) Primeiro lugar de melhor Cavalaria no desfile da Semana Farroupilha do município de Passo Fundo, RS nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

Orgulhosamente a Cavalaria até o dia 19/09/2012 ostenta um total de 8.148 Km percorridos no lombo do cavalo, no transporte da Chama Crioula e em visitas a santuários religiosos, a municípios do Planalto Médio e interior do Rio Grande do Sul.

Além das atividades campeiras o Grupo desenvolve uma atividade social em parceria com a UPF; Sindicato Rural; Brigada Militar; Fundação Assistencial Sócio Educativa (FASE) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo (SEMCAS), e demais colaboradores, atendem a Escola de Equoterapia, a Escola de Autistas de Passo Fundo e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Este é o GRUPO CULTURAL E TRADICIONALISTA CAVALEIROS DO PLANALTO MÉDIO exercendo atividades sociais, culturais e cultuando as nossas tradições e como lema:

“Do Planalto Médio a cavalo, pela Integração do Rio Grande”.