03/06/09


O Petróleo é Nosso foi o bordão da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da petrolífera nacional Petrobras. Foi criado por Otacílio Raínho, professor e diretor do Colégio Vasco da Gama (Rio de Janeiro), um marqueteiro casual.

Entre a primeira concessão para exploração de petróleo no Brasil e a criação da Petrobras em 1953, decorreram 89 anos. O país assistiu a polêmica entre o escritor Monteiro Lobato e o governo Getúlio Vargas - resumida na famosa Carta a Getúlio. O Brasil dividiu-se entre os nacionalistas e os defensores do capital estrangeiro (apelidados pejorativamente de entreguistas por seus opositores). A Campanha do Petróleo resultou vitoriosa, com a criação da Petrobras.

Trago esse breve histórico da Campanha do Petróleo é Nosso porque protocolei hoje na Câmara um Projeto de Resolução que visa criar o Comitê de Vereadores e Entidades na defesa das Jazidas de Petróleo na Camada Pré-Sal como patrimônio da Federação Brasileira.