10/09/09

Pré-sal é prioridade para bancada gaúcha no Congresso

O tema mais debatido no momento no Congresso Nacional também pautou a reunião desta semana da bancada gaúcha, integrada por 31 deputados federais e três senadores. Reunidos no Plenário 15 da Câmara, em Brasília, foi unânime entre os parlamentares presentes a idéia de que o Rio Grande do Sul não pode ficar à margem das discussões sobre o pré-sal, definindo de forma urgente o que é melhor para o Estado e chamando setores representativos para a defesa.

Com votação prevista para 10 de novembro, os quatro projetos que regulamentam a exploração do pré-sal começam agora a tramitar nas comissões especiais. Daí a pressa em definir as articulações em torno dos interesses gaúchos, que devem envolver também governo do Estado, Assembléia Legislativa e entidades como a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

A idéia, segundo tem afirmado o coordenador da bancada gaúcha, deputado Beto Albuquerque (PSB), é reagir à marginalização no debate de tema tão importante para os gaúchos por envolver recursos importantes para o Estado. Pensando nisso que a bancada se reunirá às 10h da sexta-feira (11) com a governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini, para definir os primeiros passos para pressionar por mudanças no modelo, passando de concessão, como é hoje, para o sistema de partilha. Por este sistema, a União ficará com metade da produção, que integrará um fundo que irá financiar setores importantes para a economia gaúcha e especialmente a área da ciência e tecnologia.