03/11/09


Registro da Reunião da Comissão de Trânsito. Na foto, da esquerda para a direita: o Vereador João Pedro Nunes, o Asessor de Comissão Bernardo Branco, e, o ex-Prefeito Fernando Machado Carrion. Segue matéria postada no site da Câmara de Vereadores pelo Jornalista Ronaldo Silva:

Prefeito de Passo Fundo no período de 1982 a 1988 o engenheiro civil, Fernando Machado Carrion participou da reunião da Comissão Especial de Trânsito do Legislativo, realizada na tarde de terça-feira 03, onde apresentou sugestões para desafogar o trânsito em Passo Fundo. A execução de trincheiras em vias perpendiculares a Avenida Brasil, como a Avenida Sete de Setembro, Cel Chicuta, Fagundes dos Reis foi uma das propostas apresentadas. Conforme explicou Carrion, poderia ser feita uma escavação de cinco a seis metros nestes cruzamentos para desafogar o trafego.

Resolver o congestionamento nos cruzamentos da Avenida Brasil é fundamentai para o ex-prefeito que afirmou que este sistema de trincheiras já foi feito em cidades como Curitiba e Santa Maria e deu certo. Durante a reunião Carrion desenhou um mapa para explicar melhor aos vereadores. O ex-prefeito também sugeriu que se faça um estudo para a construção de permietrais centrais e anéis viários concêntricos que usam as próprias ruas da cidade para disciplinar o trânsito e favorecer o desvio do centro.

O presidente da Comissão de Trânsito, vereador João Pedro Nunes (PMDB) avaliou que por tudo que foi e a experiência que tem como engenheiro do DAER, as sugestões do ex-prefeito devem ser valorizadas, principalmente por ser obras de baixo custo para dar agilidade ao trânsito de Passo Fundo. João Pedro disse que o próximo passo da comissão é visitar as escolas particulares do município para envolver e convidar os professores a participar do Seminário do dia 03 de dezembro, quando será apresentado o relatório final dos trabalhos. O Seminário também terá palestras sobre educação no trânsito.