29/10/09


Segue matéria postada no site da Câmara Municipal pela brilhante Jornalista Daniela de Oliveira:

Na última quinta-feira (29) o Legislativo Municipal participou em Passo Fundo do seminário “O Pré-sal é nosso”, uma promoção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal com parceria da Prefeitura e da Câmara do município, da Universidade de Passo Fundo, Faculdade Meridional – (Imed), Embrapa Trigo e da Associação dos Municípios do Planalto. A atividade reuniu a comunidade passo-fundense, através de entidades e diversas autoridades. O debate foi motivador para a instalação definitiva do Comitê Municipal do Pré-Sal, proposição do vereador José Eurides de Moraes, que já está em processo de instalação no município.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT) disse que não deve ser permitido que esse valor passe para empresas privadas e organizações como aconteceram com outras grandes descobertas do Brasil. O pré-sal deve ser apropriado para os interesses da nação e financiar um novo processo de desenvolvimento. Pavan explicou que o volume de recursos está em torno de 10 trilhões de dólares, ou seja, dez vezes o PIB brasileiro. “Não vamos deixar que aconteça mais uma vez o que aconteceu com o pau brasil, com o nosso ouro, que foram levados por detentores da economia mundial, deixando para nós a miséria”, salientou.

O vereador Rui Lorenzato, que representava a Câmara de Vereadores, afirmou que o debate sobre o tema é importante e urgente, porque vai decidir o futuro da riqueza contida na camada pré-sal brasileira. O vice-prefeito Rene Cecconello lembrou que tratar o tema da energia é pensar no futuro. “É preciso saber o que está em jogo neste momento, e mobilizar a sociedade para que estes recursos revertam em benefício do povo e da soberania nacional”.