16/11/09


Segue matéria publicada no site da Câmara Municipal pela brilhante Jornalista Daniela de Oliveira:

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou durante sessão solene na última segunda-feira, dia 16, o título de Vereadora Emérita de Passo Fundo, à senhora Heloísa Goelzer de Almeida, por relevantes serviços prestados ao Poder Legislativo do Município. Ela é a primeira mulher a fazer parte da galeria.

O título para Dona Heloísa está aprovado desde o final de 2003, mas somente agora será concretizado, a partir de uma iniciativa do vereador Zé Eurides de Moraes (PSB). Em seu discurso, Zé Eurides, destacou o trabalho desenvolvido dentro e fora do Legislativo. “Esta mulher é uma guerreira de 83 anos, que muito orgulha a nossa cidade. Ficamos muitos felizes em poder fazer esta entrega”, salientou.

Em seu discurso a vereadora emérita também relembrou fatos que aconteceram durante os seis anos que esteve na Câmara e destacou que o seu objetivo de vida é servir ao outro. “Dar de si sem pensar em ti”, disse. Dona Heloísa foi vereadora de 1976 a 1982 e se caracterizou por ser a voz dos excluídos. Isso também teve continuidade fora do Legislativo, onde é referência na luta pela vida e no combate a fome e a miséria, liderando o Comitê da Cidadania, com mais de 15 anos de dedicação à causa. Durante a solenidade Heloísa também foi homenageada pelo músico Nelson Rômulo Goelzer que interpretou no acordeon as músicas “Saudade do Butiá”, de sua própria autoria e “Baile da Saudade”, duas de suas preferidas.

A galeria de Vereador Emérito foi criada pela Mesa diretora da Câmara em 2001. De lá para cá quatro ex-vereadores já receberam a distinção, Justimiano Augusto Trein, Ivo Ferrão, Ivo Pacheco e Meirelles Duarte. Agora recebe a primeira mulher.