03/12/09



O Seminário Educação para o Trânsito promovido pela Comissão Especial para Estudos do Trânsito da Câmara de Vereadores de Passo Fundo foi um sucesso. Mais de 150 pessoas entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores e autoridades participaram do evento, realizado nesta quinta-feira, dia 3. Com o lema “Construindo alternativas para o trânsito seguro” a ideia era despertar e estimular a importância de educar para o trânsito nas diferentes realidades e principalmente através da escola.

O presidente da Câmara de Vereadores, Diógenes Basegio, que participou da abertura do evento, disse que este era um momento especial porque estava sendo debatido um tema tão relevante e que hoje ceifa muitas vidas. Ele parabenizou a comissão pelo trabalho desenvolvido, mas salientou que a luta não será somente do Poder Público, mas de todos os moradores da cidade. “Nem todos somos motoristas, mas todos nós somos pedestres, por isso, precisamos levar este debate para todos os lugares e buscar alternativas para o trânsito seguro. Tenho certeza que sairão daqui idéias importantes para a preservação da vida”, destacou.

A secretaria municipal de Educação, Vera Vieira, salientou que o trânsito somente será melhor quando houver a conscientização e quando todos, motoristas, pedestres e passageiros, passarem a conviver de maneira significativa na construção de um trânsito mais humano e cidadão. Ela salientou que através da lei 4.326/2006 o município já tem nas escolas de educação infantil e ensino fundamental uma disciplina de educação para o trânsito como complemento às diversas áreas de ensino. Por isso, ela solicitou que tudo o que foi debatido durante este seminário deverá se multiplicado nas escolas.

O coordenador da 7ª Coordenadoria de Educação, Eliomar Lara, e major Gilcei Leal do Corpo de Bombeiros, também salientaram a necessidade de buscar alternativas para cada vez mais cedo, educar crianças e jovens, e reeducar também os adultos, para terem um comprometimento e uma atitude mais responsável no trânsito. “Com certeza a participação dos professores em sala de aula será importante para a conscientização dos alunos. A nossa responsabilidade como educadores aumenta cada vez mais e não podemos nos omitir desta situação, e sim, com o auxílio de toda a comunidade, participar cada vez mais deste processo”, destacou Lara. Leal também explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Brigada Militar sobre o assunto, inclusive explicando a última campanha, lançada há poucos dias, para a conscientização sobre o uso da faixa de segurança.