09/12/09


A Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou o título de cidadão honorário ao sr. Carlos Roberto da Silveira Hecktheuer. A proposta foi de autoria do excelentíssimo vereador Luiz Miguel Scheis.

Carlos Roberto da Silveira Hecktheuer nasceu em Pelotas. Cursou medicina na Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializando-se em Psquiatria, também pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pela Associação Médica Brasileira.

A partir de 1968, ingressou como professor na Universidade Federal de Santa Maria e em 1970 foi convidado a dar aulas na Universidade de Passo Fundo. De acordo com a justificativa do vereador, Hecktheuer trouxe na bagagem profissional a experiência da estreita participação na criação e direção de vários serviços médico-especializado, tanto em caráter ambulatorial como hospitalar.

Em Passo Fundo, participou da equipe médica da Unidade Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, agregando a Universidade e a Prefeitura Municipal, num consenso comunitário de Saúde Mental de Passo Fundo, local de estágios de vários cursos da universidade, de treinamento e pesquisa até hoje em funcionamento. Hecktheuer foi fundador e primeiro presidente da Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (APPG), entidade federada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

É membro da Academia Passofundense de Medicina (APM) e da Academia Passofundense de Letras (APL). Desde abril de 2004 é integrante, como conselheiro eleito, do Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Como jornalista, juntamente com seu filho, Erico Hecktheuer, desde 1996, semanalmente, apresenta e produz na Rádio Planalto AM, o programa comportamento, emoção e afeto.

É ainda colaborador da Revista Somando e do Jornal O Nacional. “É devido a todo o trabalho desenvolvido e, prol da sociedade de passo Fundo, que precisamos reconhecer este profissional e o homem que já prestou inúmeros serviços à comunidade”.