11/12/09


Desde o início da manhã desta sexta-feira (11), líderes socialistas têm manifestado seus pesares pela perda de uma das mais importantes figuras políticas brasileiras, o médico, ex-ministro da Saúde e presidente de Honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jamil Haddad. Acompanhe as declarações de companheiros de militância deste homem honrado que, por toda a sua vida, dedicou-se ao socialismo e à construção de uma sociedade mais justa clicando aqui.

“Jamil Haddad foi um grande brasileiro. Político corajoso que conseguiu implantar, com competência, os medicamentos genéricos no Brasil combatendo a grande indústria farmacêutica. Ao lado de Miguel Arraes, Jamil trabalhou pela reconstrução do socialismo no País. O PSB e o Brasil perdem um grande combatente na luta contra desigualdades sociais e a favor dos trabalhadores brasileiros”. Eduardo Campos, presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco.

“Nós perdemos um ser humano inigualável. Uma figura invulgar da política brasileira. Um homem que exerceu durante 50 anos uma política coerente e correta e que nunca mudou de lugar. O PSB perdeu o seu grande reconstrutor e a militância socialista, um dos seus maiores exemplos”. Roberto Amaral, vice-presidente Nacional do PSB.

"É indiscutível a contribuição de Jamil Haddad para a construção do PSB, um grande exemplo de socialista e humanista. Combativo e determinado, sempre pautou sua vida pela integridade e retidão de caráter, tendo dedicado-se, em todos os cargos que ocupou, à construção de uma sociedade mais justa e igualitária." Carlos Siqueira, primeiro secretário Nacional do PSB.

“Jamil Haddad foi minha referência na iniciação político-partidária, foi quem coordenou, junto com vários companheiros, a reorganização do Partido Socialista Brasileiro. Portanto, a minha origem, a minha idéia, a minha conduta e as minhas atitudes junto ao PSB relembram, pra mim, aquele companheiro que esteve conosco durante todas as horas. Quando fui deputado estadual ele era ministro e trabalhamos juntos. Haddad foi o homem que trouxe para o Brasil a idéia dos genéricos e escreveu na história isso. É uma perda grande para a política, mas o importante do homem público é que quando ele se vai pela idade, ele tem ou não a possibilidade de deixar uma lembrança saudosa do que representou. Jamil parte, mas deixa em todos nós uma história de muito compromisso, de muita responsabilidade e lembranças boas de um militante político que nunca deixou de lado suas convicções”. Deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS).

“Foi um dos grandes dirigentes que tornaram possível a iniciativa de reorganizar o PSB. Jamil Haddad é uma referência importante para ser citada . Um grande político, um grande ministro. Nós perdemos a convivência no dia a dia, mas teremos sempre a referência e os ensinamentos deste grande homem público”. Senador Renato Casagrande (PSB/ES).

”É uma enorme perda para o PSB e para a política brasileira a partida desse grande socialista. Ele vai deixar um enorme vazio afetivo para nós do PSB e um enorme vazio para a política brasileira. A minha convivência se deu quando eu era ministra e ele também era ministro da Saúde, tivemos uma atuação muito cooperativa e construímos uma relação não só na política mas também pessoal. Isso faz com que hoje nós nos sintamos órfãos com o falecimento dele. Mas vai ficar seu exemplo, sua forma de fazer política com ética, com compromisso e de forma plural. Ele era um homem que não tinha uma visão estreita partidária mas sim uma convivência política ampla”. Deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP).