22/03/10

ELEIÇÕES 2010

O salão do restaurante Tirol, em Porto Alegre, ficou lotado de prefeitos do PP e PSB que reuniram-se hoje em almoço com o deputado Beto Albuquerque, pré-candidato ao Governo do Estado. Mais de 50 prefeitos progressistas prestigiaram o encontro que teve como pauta a aliança entre os dois partidos e os resultados da pesquisa eleitoral encomendada pelo PSB. (Veja a íntegra da Pesquisa)

O deputado Beto Albuquerque, anfitrião do encontro, elogiou a sinceridade do PP nas negociações e confirmou as intenções do PSB com o PP. "Queremos casamento de papel passado, com estabilidade e comunhão universal de bens. Queremos, de verdade, coligar na proporcional", afirmou Beto salientando que o PSB tem total preferência pela aliança com o PP porque acredita que esta união pode mudar o Rio Grande do Sul. "Uma parceria para dar certo deve ser boa para todos e é nisso que o PSB acredita". Explicou que o Estado precisa de um ciclo de entendimento. "Está na hora de sermos mais gaúchos e menos chimangos e maragatos", destacou Beto ao afirmar que a parceria com o PP representa a mudança que o Estado precisa para o seu desenvolvimento.

Quanto a pesquisa Beto destacou que ficou mais uma vez claro que os gaúchos querem uma nova alternativa, isto representa 35% do eleitorado. A governadora tem uma rejeição de 55%.

A menor rejeição é a de Beto Albuquerque. E Yeda e Beto estão empatados em terceiro lugar nas intenções de voto, com cerca de 9%. Na pesquisa também foi constatado que 33% dos eleitores da pré-candidata ao Senado pelo PP, Ana Amélia Lemos, tem preferência pela aliança com o PSB. (vide pesquisa em anexo).

Dentre as lideranças progressistas presentes, estavam o presidente da Associalção de Prefeitos e vices do PP, prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida; o prefeito de Pelotas, Fetter Jr, e o deputado federal Afonso Hamm.

O prefeito Miguel Almeida, que articulou junto com Beto Albuquerque este encontro, destacou que o PP vê com muito bons olhos a aliança com o PSB, tendo Beto Albuquerque como candidato á governador. "Para o nosso partido é muito importante estar nesta coligação pois temos orgulho de poder te ter como parceiro no futuro". sinalizou o prefeito. Já o prefeito Fetter Jr. destacou as qualidades de Beto para governar o Estado. "Precisamos decidir se vamos ficar presos ao passado ou apostar no futuro. O PMDB teve muito mais espaço no governo Yeda do que nós". Fetter reclamou da lealdade sem reciprocidade do Governo Yeda com o PP.

O deputado federal Afonso Hamm, destacou a competência na atuação de Beto como deputado, avaliando que, das quatro alternativas postas, a candidatura do deputado Beto é a melhor para o Estado.