27/02/10

Participei do Programa Sem Segredo da Rádio Uirapuru para falar sobre a "Lei Seca". Segue  a chamada do Programa:

Em pouco menos de dois anos em vigor, a “Lei Seca”, já não preocupa tanto os motoristas como no princípio. Nos primeiros meses da lei em vigor aumentou a solicitação de serviços de táxi, muitos motoristas se privavam de ingerir bebidas alcoólicas em festas, como medo de cair numa barreira policial na volta e principalmente o número de acidentes com lesões e mortes diminuíram. 

Porém o medo da lei durou pouco, hoje os taxistas perderam os clientes novamente, a maioria dos motoristas bebe livremente em locais públicos e os acidentes graves, com mortes, provocados por motoristas embriagados, acontecem com freqüência. Mas o que aconteceu: Será que as pessoas se esqueceram da lei? Ou é falta de fiscalização? Pela lei não existe limites seguros de bebida alcoólica para motoristas e os flagrados com qualquer teor de álcool no sangue devem receber punições, que pode ser desde multa no valor de aproximadamente mil reais até a prisão, que poderá ser afiançada dependendo da situação e da análise da autoridade de trânsito. 

É comum em Passo Fundo jovens se reunirem em postos de combustíveis e avenidas para beber e depois pegarem os seus carros naturalmente e saírem por aí, alguns em alta velocidade, o que torna ainda mais perigosa a situação. A Brigada Militar planeja filmar as pessoas que bebem em locais públicos para facilitar a identificação e a prova no momento da abordagem. 

Para tratar dessas e outras questões, é que o programa Sem Segredo de hoje vai debater a eficácia da Lei Seca. Participam do programa o Comandante Regional da Brigada Militar Cel. Pedro Luiz Lima (CRPO Planalto), e, o engenheiro e vereador Zé Eurides de Moraes.