Anote na Agenda!

A Convite institucional feito à minha pessoa por parte do Presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, Deputado Milton Monti, participarei em Brasília, no dia 05 de maio, do I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro “A Década de Ações pela Segurança no Trânsito”.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove o referido Seminário, em uma iniciativa inédita do Legislativo Brasileiro em prol da ação da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou o período entre os anos de 2011 e 2020 a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.

O objetivo da ONU é estimular esforços nacionais e globais para barrar, ou até mesmo inverter, o número crescente de mortos e feridos em acidentes de tráfego no mundo.

O primeiro painel, cujo tema é a própria “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, contará com a presença de um representante da FIA Foundation (Fundação Federação Internacional de Automobilismo), que fará explanação sobre a campanha “Make roads safe”. Esta campanha motivou a criação do movimento instituído pela ONU.

Também contaremos com apresentações do Presidente da Subcomissão Especial para promover a revisão do Código de Trânsito Brasileiro, Deputado Hugo Leal, e de um representante da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O segundo painel tratará do Plano Nacional para a Redução das Vítimas de Acidentes de Trânsito e será apresentado pelo Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Deputado Beto Albuquerque. A ONG francesa Prèvencion Routière também prestará valiosa contribuição, apresentando o modelo francês de prevenção de acidentes de trânsito.

Ao término do encontro, a Comissão de Viação e Transportes reunirá as contribuições em uma carta-compromisso, que será enviada para os candidatos a cargos Executivos federais e estaduais e para os atuais prefeitos.