21/05/10

Protocolei uma Inidicação que sugere ao Poder Executivo que viabilize, em conjunto com o Governo Federal, a implantação de um CAPSi no Município de Passo Fundo.

CAPSi significa Centro de Atenção Psicossocial infantil.. Está localizado em Curitiba – Paraná – Brasil. É uma Unidade Pública Municipal especializada no atendimento de crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente (Portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que por sua condição psíquica estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais.

O CAPSi é um recurso de tratamento em que o grau de comprometimento requer monitoramento intensivo, semi-intensivo e não intensivo (modalidades de tratamento).

O tratamento no CAPSi visa um estratégia de cuidados para a estabilização e inclusão, buscando proporcionar as crianças adolescentes uma reinserção no convívio social. Sendo assim, trata-se de um lugar de transição no sistema terapêutico. Busca-se oferecer um local, onde a criança ou adolescente possa ser acolhido em sua forma particular de expressão, relação com o mundo, angústias, bem como, seus interesses e desejos.

O agendamento é feito através das Unidades de Saúde, que encaminham o paciente para o CAPSi, onde este passa por cerca de 2 a 3 entrevistas iniciais (avaliação) que lhe proporcionam uma ambientarão aos espaços da Instituição, assim como, aos profissionais, melhores condições para avaliação e suposição diagnostica do paciente e de sua estrutura familiar.

A família também é ouvida e acolhida neste momento inicial e em todos os outros que se fizerem necessários. Após esse período de avaliação, o paciente poderá dar inicio ao plano terapêutico individual, ou ser encaminhado a outro serviço mais adequado à demanda.

Todo paciente possui um terapeuta de referência, responsável pelo plano terapêutico, pelo atendimento individual e familiar. Como parte do tratamento existe também as oficinas terapêuticas, que são organizadas pela faixa etária, coordenadas por dois profissionais. Trata-se de oficinas temáticas, orientadas para as necessidades do tratamento.

Há também atividades externas, culturais e comemorações de aniversários e datas festivas, que são muito valorizadas e incentivadas pela equipe, visto o efeito terapêutico que é observado sobre os pacientes.

Diante de todo o exposto, indico ao Poder Executivo que viabilize junto ao Governo Federal a criação do CAPSi em nosso município.